Carlos Garcia

Vai colocar seu imóvel para vender ou alugar e quer que isso aconteça da maneira mais lucrativa e rápida possível? Saiba quais são os erros mais cometidos para que você consiga obter o melhor resultado possível nesta negociação.

Comprar um imóvel é muito parecido com a compra de um carro. Qual a probabilidade de você comprar um carro que esteja com um bom motor, mas com problemas de lanternagem e pintura? Sabemos que o mais importante está ótimo, mas só por ter que fazer a pintura você já irá desvalorizar e muito este carro. O mesmo acontece com o seu imóvel.

 

Detalhei os 7 piores erros que você não poderá cometer ao vender imóvel. Continue a leitura e não cometa os mesmos erros!

 

Erro #1 – Mau cheiro

Se você colocou sua casa a venda e ainda está morando nela, tome muito cuidado com a limpeza. Visitar uma casa que está cheirando a gordura, cigarro ou animal é um ponto negativo para sua venda, lembre-se que a primeira impressão é a que fica, então vamos trabalhar todos os sentidos. Uma boa dica aqui é não fazer frituras no dia anterior a visita e ainda utilizar aromatizadores e abrir as janelas para que se tenha uma boa circulação de ar, mas nada de exageros. Um cafezinho feito 1 minuto antes da visita deixa a casa com aquele cheirinho.  Existe quem não goste do gosto mas do cheiro todos gostam.

 

Erro #2 – Tudo bagunçado

Não basta sua casa estar limpa ela tem que estar impecável, então deixe tudo perfeitamente arrumado. Saiba que menos é mais. Com a casa super organizada conseguimos tirar fotos mais atraentes que irá agradar uma quantidade considerável de interessados. E quando chegar o dia da visita terão a impressão de um imóvel bem maior. Então deixe o mínimo de informações pela casa, deixe ela o mais clean possível. Já lhe informo que isto poderá ser bem trabalhoso, mas tenho certeza que impactará na sua venda. Já que vai vender comece a empacotar as coisas,  vai liberar espaço e ainda vai mostrar para o futuro morador que você está de saída.

 

Erro #3 – Fotos de baixa qualidade

Com sua casa toda impecável ao ponto de receber um comprador está na hora de fotografarmos. A dica mais importante que posso lhe dar é que aproveite a luz do dia para suas fotos. Nunca fotografe sua casa com pouca luminosidade, isto fará com que a qualidade da foto fique ruim e não se destaque quando for anunciada junto a outros imóveis.

 

Erro #4 – Não investir em uma pequena reforma

Quanto você tem para investir? Muitos não querem gastar dinheiro na hora da venda ou locação do imóvel, mas saiba que quando a reforma é bem aplicada  pode até dobrar de preço. Um imóvel todo com a pintura novinha, de preferência branco para dar a impressão de maior, fará um diferencial incrível na percepção de valor. Existem outras pequenas reformas que possuem um gasto bem baixo, como por exemplo, a troca de tomadas ou até mesmo a iluminação da sua casa. Se você souber fazer ,o seu gasto se tornará ainda menor e o seu imóvel valerá ainda mais.

 

Erro #5 – Assinar o contrato sem ler

Nunca, mais nunca mesmo dê aquela passada de olho em um contrato, principalmente ao vender imóvel. Sei que para muitos é extremamente cansativo e complicado a leitura de um contrato imobiliário, principalmente pelos termos jurídicos empregados. Então quando você for assinar o contrato de venda leia com muita calma e só assine caso você tenha entendido tudo perfeitamente. Estamos provavelmente falando de um dos seus maiores bens, então tome cuidado.

 

Erro #6 – Não pesquisar sobre o comprador

Fazer uma pesquisa sobre quem está comprando ou alugando o seu imóvel é importantíssimo para que você cheque se ela é quem realmente está dizendo que é. Pesquise sobre antecedentes criminais ou se tem problemas de inadimplência. Estas informações você conseguirá nos órgãos responsáveis, respectivamente: o Registro Civil, a Secretaria de Segurança Pública Estadual e o Serasa ou SPC.

 

Erro #7 – Cotar o preço de maneira errada

Quanto vale o seu imóvel? Com certeza precificar um imóvel é extremante difícil, pois existem diversos fatores que irão influenciar. Localização, tamanho do imóvel, estrutura, estado de conservação, sol do dia ou da tarde, enfim são diversos fatores que poderão influenciar. Então de nada adianta elevar o seu preço, porque o comprador pesquisará e muito antes de lhe fazer uma proposta. Se o valor não estiver de acordo com o mercado, será bem mais difícil concluir a venda. Atenção maus profissionais avaliam o imóvel com preço mais alto do que vale para captar o imóvel, essa prática faz você demorar a vender e queima reais oportunidades de venda. Compare os preços na Internet e tenha em mente que só sabemos os preços dos imóveis anunciados e dificilmente o valor que foi realmente negociado.

 

BONUS – Para vender imóvel sem problemas

Depois de lhe mostrar tantos erros, me sinto na obrigação de apresentar uma dica, e esta vem como bônus. Todos estes erros não ocorrerão com você, já que irá contratar a Bertholini imobiliária para lhe ajudar em todas as etapas, correto? Anuncie grátis ou entre em contato com um corretor e venda ou alugue seu imóvel mais rápido e ainda com um melhor valor de mercado.

 

Viu que não falei sobre grandes reformas, apenas uma camada de tinta, uma arrumação e uma limpeza mais caprichada já será bem eficiente para se vender seu imóvel. Tenha em mente que 1 dia investido na melhoria poderá gerar mais R$1.000,00 no valor de venda dele.

E para saber mais sobre como vender imóvel, acompanhe nosso blog e curta a nossa página no Facebook.  Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?
26 jun
Vender

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?

  Vamos vender ou vamos alugar seu imóvel? Atualmente vender ou alugar um imóvel não é uma tarefa tão fácil, […]

leia mais
O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim
27 jun
Comprar Vender

O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é um dos economistas mais famosos no Brasil, ele é o presidente e dono da Ricam Consultoria, uma […]

leia mais