Carlos Garcia

Quer realizar o sonho da casa própria, porém ainda não possui o valor suficiente para realizar o pagamento a vista e nem uma reserva financeira suficiente para dar de entrada e ainda por cima fica com medo dos juros de um financiamento. Saiba que o consórcio imobiliário em algumas situações pode ser uma excelente opção. Se você tem dúvidas, ou não sabe como funciona o consórcio imobiliário, abaixo irei explicar e salientar as situações em que participar de um consórcio, pode ser uma boa opção.

 

Como funciona o consórcio imobiliário

O banco participante reuni um grupo de interessados, que irão pagar uma mensalidade acrescida de algumas taxas de administração, seguro e um fundo para reserva, uma espécie de precaução contra calotes. Como o dinheiro para a aquisição do imóvel vem do próprio grupo, não há a cobrança de juros, diferentemente do que ocorre com um financiamento. A cada mês, um ou mais participantes serão sorteados e recebem uma carta de crédito com o valor total do imóvel e prosseguem pagando as parcelas restantes para a compra dos demais participantes. Também é possível antecipar o ganho da carta de crédito por meio do lance, o mais alto leva a carta. Esse lance é o pagamento de uma parte do imóvel. O consórcio imobiliário pode durar mais de 15 anos em alguns dos principais bancos do país.

 

Uso do FGTS

No ano de 2010, o governo passou a possibilitar ao trabalhador, usar o recurso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço- FGTS, para pagar parte das parcelas da compra do imóvel, desde que o valor do imóvel escolhido não ultrapasse um teto que varia de Estado para Estado e que esteja no nome do beneficiado. Aqui no blog já escrevi sobre as 8 regras de uso do FGTS.

 

Vantagens

Optando em participar do consórcio imobiliário, posso te garantir as seguintes vantagens:

 

Para quem tem tempo para esperar:

Se você não tem pressa para adquirir logo o imóvel ou está pretendendo usar a carta de crédito para comprar um outro imóvel, saiba que o consórcio é uma boa alternativa, já que a participação em um, pode durar mais de 15 anos.

 

Ausência de juros:

Para quem deseja ter crédito, mas não quer pagar os juros de um financiamento, que em muitos casos esses juros são abusivos, o consórcio é uma ótima opção para você.

 

Flexibilidade com o pagamento:

Se sobrou um dinheiro no final do mês, saiba que é permitido pagar as mensalidades antecipadamente ou se faltou dinheiro, tem a possibilidade de repassar a cota e reaver o dinheiro investido no encerramento do grupo, ou seja, no último sorteio.

 

Desvantagens

A falta de sorte é a maior das desvantagens. Se você somente for sorteado no final do consórcio, possa ser que os imóveis estejam com preços bem mais elevados, assim não será viável comprar a casa dos seus sonhos e sim uma mais em conta. Ser contemplado somente no final, quer dizer que você terá que pagar por um bem que ainda não pode usufruir, além de arcar com outros custos, como por exemplo se você paga aluguel.

 

Informe-se antes de participar 

É extremamente importante que antes de participar do consórcio imobiliário, você tire todas as dúvidas com a instituição escolhida, e essa deve ser autorizada a realizar o consorcio pelo Banco Central. No site do Banco Central, você encontra dezenas de informações importantes que irão te auxiliar quanto a escolha da instituição. Não esqueça de verificar o contrato antes de assinar e desconfie de consórcios onde garantem que você irá ser sorteado em poucos meses. Não tem como prevê quando você será contemplado, os sorteios ocorrem pela loteria federal. Alerte-se!

 

O consórcio imobiliário é somente mais uma alternativa que você tem para poder realizar o sonho da casa própria. Reflita, pense juntamente com a sua família, pois a participação pode comprometer o orçamento familiar.

 

Agora que você já sabe sobre a oportunidade de comprar seu imóvel por meio do consórcio imobiliário, pesquise sobre o imóvel dos seus sonhos. Conheça as nossas páginas de imóveis prontos e lançamentos e nunca deixe de acompanhar a Bertholini Imobiliária pelas redes sociais. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a aquisição de um imóvel por meio do consócio imobiliário, comente aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.
Leia Também: 8 regras para usar o FGTS na compra da casa própria

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.