Carlos Garcia

Muitas pessoas que estão na procura do imóvel dos sonhos ou já acharam, sofrem com alguns problemas burocráticos na hora de comprar o seu imóvel. Muitas vezes por desconhecimento sobre esses assuntos, acabam perdendo a oportunidade da compra de um imóvel. Por isso vou ajudar você sobre crédito imobiliário, para você poder comprovar a sua renda para obtenção de crédito, visando a compra de um imóvel, algo que é muito importante no financiamento de um lar.

 

Comprovante de Renda

A principal forma para conseguir um crédito imobiliário nos bancos e na caixa econômica federal para um financiamento é feita através da comprovação de renda, através de um comprovante de renda que demonstre a instituição que irá financiar o imóvel que você possui renda suficiente para arcar com as despesas geradas pelo financiamento. Sem a comprovação de renda não é possível conseguir um financiamento para comprar a casa ou apartamento dos seus sonhos, pois a instituição financeira não terá garantias de que uma pessoa sem comprovante de renda conseguira ter condições de efetuar pagamentos do financiamento pedido, sendo assim um grande risco para a instituição financeira liberar esse tipo de financiamento sem comprovantes, como por exemplo a Caixa econômica federal que é a grande financiadora de imóveis não aceita financiar imóveis, ceder crédito imobiliário sem comprovante de renda.

Mas comprovar a renda para obter crédito imobiliário é fácil, vou apresentar para você formas de comprovar renda.

 

Formas de Comprovar Renda

 

Holerite

Holerite é um tipo de documento que comprova renda, ele é gerado por empresas, emitindo para seus funcionários comprovando o pagamento feito, servindo assim como fonte de documentação para a comprovação de renda, através de um pagamento direto de uma empresa. Esse documento é averiguado pela instituição financeira que faz uma média ponderada da receita gerada para constatarem o pagamento mensal, podendo assim liberar o crédito imobiliário desejado.

Bertholini--1

 

Decore

O Decore, é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, é um dos principais documentos que serve para comprovar renda de um profissional liberal ou autônomo com objetivo de conseguir um crédito imobiliário para um financiamento. Esse documento é de grade importância para profissionais como taxistas, advogados, dentistas, médicos e outros tipos de profissionais que precisam demonstrar renda. Esse documento comprovante é feito por um contador, que reúne todo histórico financeiro da pessoa com notas de compras que foram feitas, extratos bancários, pagamentos realizados, recibos e demais tipos de pagamentos que geram um comprovante, para assim criar um livro caixa, que servirá como fonte para comprovar renda do profissional autônomo e liberais.

 

Entenda o seu caso

Aqui vou exemplificar para você alguns dos casos e da forma de como comprovar renda, para você ver qual é o seu caso e como proceder para obter crédito imobiliário.

 

Trabalhadores assalariádos

Pessoas que possuem carteira assinada e ou que tem uma renda fixa, para obter crédito imobiliário devem apresentar a carteira de trabalho, a sua declaração do imposto de renda e também os três últimos holerites que foram gerados. Caso você tenha carteira assinada e tem um salário bastante variante, se faz necessário todos esses documentos já citados, porem com a diferença que precisa ser os seis últimos holerites.

 

Trabalhadores autônomos ou profissionais liberais

Profissionais que trabalham por sua própria conta, necessitam apresentar o imposto de renda e também algum contrato que demonstre uma prestação de serviço que venha especificando o valor mensal recebido. Outra forma de conseguir crédito imobiliário sendo autônomo ou profissional liberal é através do DECORE, que pode oferecer subsídios a esse tipo de trabalhador.

 

Aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas precisam ter a declaração de imposto de renda e do órgão previdenciário, além dos três últimos comprovantes de recebimento do benefício.

Bertholini-2

 

Rentistas

São pessoas que tem sua renda oriundas de investimentos, como no setor imobiliário, essas pessoas precisam do imposto de renda, extratos no caso de aplicações financeiras e também pode ser comprovado através do DECORE.

 

Se você ainda tem dúvidas e pretende comprar um imóvel financiado, entre em contato comigo. Nossa equipe está preparada para ajudá-lo na obtenção de crédito junto as maiores instituições financeiras.

Prestamos assessoria em todo processo de compra inclusive indo junto ao banco para lhe ajudar a esclarecer todas as etapas.

 

Aguardo seu contato.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você
10 maio
Comprar

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você

Antes de começar a busca pelo imóvel dos seus sonhos, é muito importante se planejar financeiramente para isso. Uma das […]

leia mais
Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade
13 fev
Comprar

Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade

Quer realizar o sonho de ter a sua casa própria ou comprar um imóvel para depois alugar como fonte de renda? Comprar imóvel na crise é uma boa oportunidade.

leia mais