Carlos Garcia

Com o mercado imobiliário muito focado nos lançamentos de imóveis na planta, vemos poucos falando sobre comprar imóvel antigo. Então vamos falar sobre isso e veja as principais vantagens de se se comprar imóvel construídos há mais de 40 ou 50 anos.

Com uma arquitetura muitas vezes mais charmosa e com espaços bem maiores, para alguns na hora da busca por comprar imóvel, os antigos passam despercebidos.

Se você anda pelo seu bairro e fica admirando os casarões já de idade, veja as principais vantagens de se comprar imóvel antigo.

 

É mais barato

Não é uma regra, mas geralmente o preço do m² de um imóvel antigo é inferior, podendo chegar a metade de um imóvel mais novo que esteja localizado no mesmo bairro. Isso acontece por diversos fatores, que podem ocorrer por uma má avaliação do preço pelo vendedor ou pela pressa da venda, que podem ser por dívidas ou mudança de estado ou país.

 

Custo de moradia mais baixo

Continuando o raciocínio na questão do preço, saiba que o custo do condomínio é bem inferior aos mais novos. Por não possuir elevadores e grandes áreas de lazer a taxa condominial fica basicamente com a divisão de contas de água, luz e funcionário. Muitas das vezes não se têm funcionário contratado, apenas uma pessoa que limpe semanalmente, o que resulta em um condomínio mais baixo ainda.

 

Vizinhança gente boa

Como foram construídos há muito tempo geralmente um imóvel antigo fica em áreas mais privilegiadas na questão de locomoção e desenvolvimento urbano. Com isso já possui uma vizinhança, o que lhe permite saber com quem você irá conviver ao ir na padaria ou dar um simples passeio pelo bairro.

 

Espaço, espaço e mais espaço

Este é o fator que mais me agrada e influencia na vantagem ao se comprar imóvel antigo. Os tamanhos dos imóveis quase sempre são maiores que os novos, muito difícil uma nova construção ter apartamentos maiores que 100m², o que já é muito comum em imóveis construídos antes da década de 80, por exemplo. Isso ocorre porque antigamente apenas pessoas de classe econômica mais alta conseguiam comprar um imóvel e o loteamento era maior. Quer espaço dentro de casa? Imóvel antigo é a solução.

 

Arquitetura mais charmosa

Prédios ou casas mais antigas possuem uma arquitetura muito mais charmosas e mais interessantes , do que as construções mais atuais. Se você mora ou conhece o bairro do Grajaú ou a Urca, no Rio de Janeiro, com certeza você está me entendendo, do contrário lhe dou 2 sugestões, entre na seção de Imóveis Grajaú e passeie pelo bairro que com certeza você passará a me entender.

Então quando você for passear pelo seu bairro comece a observar os casarões e os pequenos prédios de 3 andares, com certeza você se surpreenderá com a arquitetura deles. E não se esqueça de dar uma atenção especial para os mais antigos, lhe garanto que valerá a pena.

Comprar Imóvel Antigo: Veja as vantagens que você precisa saber
Carinhosamente apelidado pelos moradores do Grajaú de Castelinho, ele chama a atenção de longe com sua construção de 1949.

 

Agora que você já sabe as vantagens de se comprar imóvel antigo, que tal procurar por um imóvel pronto no site da Bertholini Imobiliária que seja perfeito para você?

Você mora em um imóvel antigo? Deixe seu comentário aqui em baixo e nós conte se você concorda que estas são vantagens reais de se morar em uma casa ou apartamento com um pouco mais de idade.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.