Carlos Garcia

É comum as pessoas passarem anos ou mesmo a vida toda para atingir o seu objetivo de poder comprar uma casa própria. E esse objetivo acaba se transformando em sonho para muitas delas. Comprar imóvel requer muitos cuidados especiais, primeiro pelo valor considerável que frequentemente se paga por ele, e segundo, por se tratar de um tipo de bem que gera muitos direitos e inúmeras obrigações. Mas isso não é tudo!

A compra de um imóvel envolve outras diversas questões, como localização, segurança e infraestrutura do bairro, valor corrente do mercado, tipo de imóvel, imóvel na planta ou construído, entre outros. Mas quais são os cuidados que devem ser tomados?

Pensando nisto resolvi compartilhar 5 dicas essenciais para que você possa comprar imóvel sem que esse sonho vire um pesadelo.

 

Dica #1 – Não assinar o contrato sem ler

De nenhuma forma deixe de ler o contrato de compra do seu imóvel. Tudo bem, sabemos que aquela linguagem jurídica é extremamente cansativa e nada agradável para quem não está acostumado com ela, mas é muito necessário que você não dê apenas aquela olhadinha no contrato, estamos provavelmente falando do seu maior bem. Então leia com atenção e só assine se não houver dúvidas. Se encontrar alguma dificuldade procure orientação com um advogado de confiança.

 

Dica #2 – Pesquisar antes de fechar o negócio

Você deve pesquisar tudo sobre o corretor ou a imobiliária, e o mais importante, não deixe de ir ao Registro de Imóveis e peça a matricula do imóvel que você está comprando. Eles te darão um documento, uma espécie de histórico, onde estará constando a situação jurídica do imóvel, ou seja, a quem pertence e se faz parte de herança ou divisão de divórcio.

 

Dica #3 – Faça várias visitas ao imóvel ao longo do dia

É legal realizar algumas visitas ao imóvel, em diferentes horas do dia. Assim, é possível analisar a incidência do sol, se há a necessidade de fazer alguns reparos no imóvel. Além disso, é bom ir à noite para ver se o barulho dos carros é muito incômodo, ver se a rua é bem iluminada, se há policiamento no local. Todas essas questões de segurança são sempre melhores conferir antes da compra.

 

Dica #4 – Leve um especialista

É importante verificar se há problemas estruturais ou possíveis vazamentos que possam ter sido disfarçados por uma pintura. É melhor que em uma das suas visitas ao imóvel, leve um especialista. Um profissional experiente como um engenheiro civil ou um pedreiro. Eles poderão te ajudar a enxergar detalhes escondidos para garantir que a compra do imóvel aconteça sem problemas no futuro evitando uma terrível dor de cabeça. No blog da Bertholini Imobiliária tem o artigo, “Tudo que você precisa saber sobre a vistoria do imóvel novo”, que irá lhe ajudar nesta etapa.

 

Dica #5 – Pagamento do imóvel

São diversas as possibilidades de pagamento quando você vai comprar imóvel, seja ele usado ou novo. Por isso, é necessário estudar o seu caso para saber qual será a melhor condição pra você.

Pagamento à vista é sempre a melhor opção. Se você tiver economias guardadas, como uma poupança, chegou a hora de usa-la. Essa é sem dúvida a melhor maneira de negociar e tentar conseguir um ótimo desconto no preço na hora de comprar imóvel. É possível financiar o imóvel de duas maneiras. Com a própria construtora, normalmente sem juros, mas com prazos reduzidos que costumam ir só até o final da construção, ou com o banco, com prazos maiores e com taxas de juros variável. E outra alternativa é o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para o pagamento parcialmente ou mesmo o total do imóvel.

Avaliar e escolher a melhor forma de pagamento é um passo muito importante no planejamento financeiro para comprar imóvel.

E para saber mais sobre como comprar imóvel, acompanhe nosso blog e curta a nossa página no Facebook.  Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.