Carlos Garcia

A maioria dos brasileiros tem um sonho em comum: a compra da sua casa própria. Só que muitas pessoas ao decorrer da sua vida não conseguem juntar uma boa quantia de dinheiro e acabam permanecendo em propriedades alugadas. O que a maioria não sabe, é que é possível fazer uso do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para ajudar a conquistar a compra da tão sonhada casa própria. Esse recurso pode ser usado tanto para comprar um imóvel pronto como um imóvel que ainda está em fase de construção. Abaixo você irá encontrar 8 regras para usar o FGTS na compra da sua casa própria.

 

Regra 1- para usar o FGTS

Mesmo que no atual momento você não esteja trabalhando de carteira assinada, para usar o FGTS, você deve ter trabalhado pelo menos 3 anos de carteira assinada, consecutivos ou não. Só assim, você poderá resgata-lo.

 

Regra 2- Primeiro imóvel

O dinheiro desse recurso só deverá ser usado para a compra do seu primeiro imóvel, ou seja, se você já possui um outro imóvel mesmo que ele ainda esteja em fase de construção, o requerimento não será aprovado. Salvo em algumas circunstâncias, por exemplo se você já possui um imóvel em outro estado.

 

Regra 3- Local do imóvel

Para usar o FGTS, o imóvel que você sonha em comprar deve estar localizado na mesma cidade que você trabalha há pelo menos mais de 1 ano ou na mesma cidade que você reside no momento.

 

Regra 4- Restrições do uso do recurso

O dinheiro desse recurso só poderá ser utilizado para comprar ou financiar um imóvel, para quitar as últimas parcelas do financiamento, construir um imóvel ou complementar o valor total da carta de crédito.

 

Regra 5- usar o FGTS na construção

Se você pretende usar o dinheiro do FGTS para a construção do imóvel, saiba que ele deve estar dentro de 3 categorias: estar em um consórcio ou até mesmo em uma cooperativa, ou se ele for financiado com a própria construtora.

 

Regra 6- Quitar dívidas

Saiba que é possível você quitar até 80% das próximas 12 parcelas usando o FGTS. Desde que o imóvel esteja enquadrado nas condições especificas do FGTS.

 

Regra 7- Valor do imóvel 

O imóvel que você pretende comprar tem que estar enquadrado nas condições do Sistema Financeiro da Habitação e o seu valor de avaliação deve ser de até R$ 750 mil para os Estados do Rio de janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo e de até R$ 650 mil para os demais Estados.

 

Regra 8- Fique atento

Somente está autorizado a usar o FGTS para pagar as últimas parcelas do financiamento do imóvel se este estiver no seu nome.

Para resgatar o seu FGTS, o primeiro passo é você procurar uma agência da Caixa Econômica Federal tendo em mãos a sua carteira profissional e os demais documentos. Se você já está fazendo um financiamento, é imprescindível levar o contrato e também os comprovantes dos pagamentos das últimas prestações.

 

Agora que você já sabe sobre as 8 regras para usar o FGTS na compra da casa própria, pesquise sobre o imóvel dos seus sonhos. Conheça as nossas páginas de imóveis prontos e lançamentos e nunca deixe de acompanhar a Bertholini Imobiliária pelas redes sociais. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como usar o FGTS na compra da casa própria, comente aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.
CONHEÇA AS OPORTUNIDADES EM LANÇAMENTO

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.