Carlos Garcia

Neste momento de crise econômica que o nosso país se encontra e a depreciação do mercado imobiliário, a situação fica bastante favorável para quem tem um capital guardado e quer investir em imóveis. Alugar imóvel como fonte de renda é um excelente investimento, mas quem não é do setor precisa estar bem atento a alguns pontos consideráveis para que o seu investimento tenha um retorno positivo.

Veja algumas dicas que você precisa saber sobre alugar imóvel como fonte de renda.

 

Tenha cuidado com a escolha do local do imóvel

Alugar imóvel como fonte de renda exige critérios diferentes dos usados para você morar. O imóvel que você quer comprar não precisa ser necessariamente no seu bairro preferido, e ele não tem que te agradar arquitetonicamente, por exemplo. O recomendado é levar em consideração principalmente a localização do imóvel. Observe se o local oferece uma boa infraestrutura como comércios, fácil acesso aos meios de transportes, escolas, bancos, hospitais e áreas de entretenimento. Além disso, analise se o bairro é tranquilo e silencioso. Todos esses itens atraem muito mais interessados para o imóvel.

 

Siga um padrão de qualidade

Um imóvel para alugar precisa estar dentro de um padrão de moradia. É fundamental que você ofereça a seu inquilino condições vitais para que ele viva no imóvel com conforto. Paredes pintadas, pisos em bom estado, sistema elétrico e toda a parte hidráulica em perfeito funcionamento são alguns dos pontos que você deve estar atento. Cogite a ideia de fazer um reparo no local, caso o imóvel não esteja dentro dos padrões.

 

Valores coerentes com o mercado

É importante fazer uma pesquisa sobre o preço do metro quadrado da região, e depois do condomínio do seu imóvel, se for houver. Esteja coeso na hora de estabelecer o valor do aluguel do seu imóvel.  Verifique o estado de conservação de sua propriedade com outras que estejam para alugar pelo bairro, e defina então um valor justo. Um bom corretor irá lhe ajudar nesta hora.

 

Tenha um fundo para futuras despesas

Na troca de inquilinos, é possível que o imóvel precise passar por algum tipo de reparo ou apenas algumas melhorias. Nesses momentos, é fundamental que você, o proprietário, esteja preparado, pois poderá surgir algum tipo de despesas.

 

Imóveis na planta também são boas opções

Os imóveis na planta também estão na lista de melhores investimentos. Conforme a construção vai ficando pronta, o valor da propriedade tende a aumentar ainda mais.

Procure saber sobre cada detalhe do imóvel que você está investindo.  Conheça o histórico do bairro, da construtora, estilo de vida dos vizinhos. Enfim, junte o maior número de informações possíveis. Essas atitudes ajudam a evitar surpresas desagradáveis posteriormente.

Recentemente escrevi aqui no blog o artigo, Entenda por que você deve comprar um imóvel na planta, que falo justamente sobre as vantagens do investimento de imóveis em lançamento.

 

Alugar imóvel como fonte de renda é um investimento seguro. Um imóvel bem escolhido pode virar uma fonte de renda vitalícia. Todos precisam de um lugar para morar e quem não tem condições financeira para comprar um imóvel, sempre estará a procura de um para alugar. Além de gerar renda, o imóvel escolhido quando posto para a locação, mantém seu valor de venda e é muito comum ele valorizar mais que a correção do dinheiro investido.

Se você gostou deste artigo que explica sobre alugar imóvel como fonte de renda, curta nossa página no Facebook para receber mais conteúdo como este! E não esqueça de comentar aqui abaixo se ficou com alguma dúvida.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Contrato para Aluguel de Imóveis: Conheça as 4 Formas de Elaborar um Contrato
02 ago
Alugar

Contrato para Aluguel de Imóveis: Conheça as 4 Formas de Elaborar um Contrato

A procura por aluguel de imóveis vem aumentando. Pensando nisso, apresentamos as 4 formas de elaborar um contrato para aluguel de imóveis.

leia mais
Perigos da locação de imóveis sem o corretor e o advogado imobiliário.
31 maio
Alugar

Perigos da locação de imóveis sem o corretor e o advogado imobiliário.

Vai alugar seu imóvel? Contrate uma imobiliária séria ou então tenha bastante dor de cabeça. Alugar direto um imóvel sem […]

leia mais