Carlos Garcia

Por mais que seja cansativo e até mesmo estressante, em alguns casos, reformar imóvel é sempre a melhor alternativa de mudar o visual da sua casa e é a aposta certa na valorização do seu preço no mercado imobiliário. Antes de sair quebrando todas as paredes do seu imóvel, é preciso lembrar que certas reformas podem assegurar um resultado perfeito, assim como certos erros podem colocar literalmente a casa abaixo. Pensando exatamente nesse momento, resolvi reunir algumas dicas infalíveis, onde será capaz de fazer você poupar tempo, dinheiro e futuras dores de cabeça.

 

Dica 1- Reformar imóvel precisa de planejamento

Planejamento é a palavra chave de toda reforma de imóvel bem sucedida. É muito importante se organizar tanto logisticamente quanto financeiramente. Assim, você saberá com antecedência como e quando cada etapa da reforma do imóvel será realizada. Sabendo se planejar quando partes da casa ficarão interditadas, assim como a hora exata que se deve comprar cada material utilizado na obra, para não acabar investindo dinheiro de imediato em algo que só será usado no final da reforma.

 

Dica 2- Contrate um bom profissional

Sabe aquele famoso ditado popular, o barato sai caro? Então, quando se trata em reformar imóvel, a contratação de mão de obra não qualificada, pode deixar a reforma ainda mais cara. Trabalho mal feito, desperdícios de materiais e atraso no cronograma são alguns dos fatores que podem encarecer a sua reforma. Para evitar esse tipo de problema, invista em profissionais qualificados, aposte nas indicações de pessoas conhecidas.

reformar-imovel-dicas-bertholini

 

Dica 3- Pesquise antes de comprar os materiais

Não saia comprando todo o material na primeira loja que você for. Pesquise bem os preços. Como há alteração constantes no seu valor, o ideal é você comprar os materiais por parte. Deixe para comprar mais tardes aqueles que serão utilizados somente na fase final da reforma.

 

Dica 4- Monte um cronograma

A tarefa de administrar uma obra vai muito além de contratar bons profissionais e comprar os materiais solicitados. Antes mesmo do início da reforma do imóvel, é interessante reunir todos os profissionais envolvidos na obra, como o engenheiro, arquiteto, pedreiro, pintor ou o decorador, afim questionar os prazos e o que poderá ocorrer em caso de eventuais contra tempo. É fundamental para o andamento da reforma que todos os envolvidos estejam trabalhando em equipe, principalmente para que tudo ocorra dentro do prazo estabelecido. Para que não atrase o seu cronograma, evite começar a obra no final do ano. Por causa dos festejos e férias, muitas lojas interrompem os seus atendimentos, fazendo do final do ano uma péssima escolha para começar a sua reforma. Para obras na área externa, evite o período entre a primavera e o verão, devido à grande possibilidade de chuvas.

reformar-imovel-dicas-grajau

 

Dica 5- Cuidado com os móveis

Antes de começar a reformar imóvel, o ideal é que se cubra todos os móveis com tecidos ou plástico para evitar qualquer tipo de dano, como acidentalmente ser atingido por respingos de tinta ou massa. Não esqueça de proteger as louças em caixas, assim como os eletrodoméstico e pertences pessoais.

 

Dica 6- Transtornos fazem parte da reforma

Se durante o período de reforma do imóvel você e sua família estiverem no local, saiba que qualquer tipo de reforma por mais pequena que seja pode gerar diversos tipos de inconvenientes, como por exemplo, acúmulo de poeira e sujeira no local e a circulação de várias pessoas em alguns cômodos do imóvel. Todos esses inconvenientes são por um bem necessário, ao término da reforma, você verá que tudo valeu a pena.

 

Dica 7- Obra limpa é obra segura

Peça a todos os envolvidos com a reforma do imóvel que deixe o local o mais limpo possível. Uma obra limpa é uma obra segura para todos. Tenha um local específico para guardar os materiais utilizados para evitar o desperdício, assim como é importante saber onde será o local que descartará todo o entulho da obra. Lembre-se- se que descartar restos de materiais de obras em locais indevidos estará sujeito a punições como o pagamento de multas.

 

Dica 9 – Imprevistos acontecem

Tenha a consciência que imprevistos podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, por mais que se tenha planejamento e cuidado. Por isso, é bom se precaver financeiramente para qualquer surpresa que possa surgir, como a contratação de mais um profissional, a compra de mais materiais ou qualquer outro tipo de imprevisto.

 

Dica 10 – Evite esses erros comuns

Para que sua reforma ocorra de modo satisfatório, é preciso ficar atento a alguns erros bastantes comuns. Sobre nenhuma hipótese, derrube as paredes estruturais. Isso poderá fazer com que sua casa fique com a estrutura abalada e possa por fim terminar no chão. É de extrema importância na hora de reformar imóvel a contratação de um profissional habilitado para fazer o projeto e tenha em mãos o laudo estrutural do técnico. Outro erro bastante frequente é que quando pessoas que possuem casas de um andar só desejam ampliá-la, não entendem quando o profissional contratado para executar a reforma do imóvel diz que não é possível. Geralmente esse problema de ampliação do imóvel leva uma sobrecarga na estrutura, o que pode ocorrer desde simples rachaduras ou até mesmo o desmoronamento do imóvel. Para que isso não aconteça com você, é fundamental a contratação de um engenheiro ou um arquiteto antes de começar a quebrar tudo, assim será verificado se será necessário fazer reforços em toda a estrutura do imóvel, afim de suportar o excesso de peso adicionado. Para evitar esses e outros erros não deixe de ler Como fugir de 7 erros comuns na reforma do imóvel.

Como disse no início desse artigo, reformar imóvel pode ser muito cansativo e desgastante, só que todo esse esforço será compensado ao término da obra. Ao ver o seu imóvel com uma carinha nova, todos os inconiventes passado serão esquecidos. Então, preparado para começar a reformar o seu imóvel?

 

Gostou de saber dessas 10 dicas infalíveis de reformar imóvel? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa e saiba que artigos com o objetivo de lhe ajudar são publicados periodicamente, por isso nunca deixe de acompanhar o nosso blog e curta a nossa página no Facebook.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Contrato para Aluguel de Imóveis: Conheça as 4 Formas de Elaborar um Contrato
02 ago
Alugar

Contrato para Aluguel de Imóveis: Conheça as 4 Formas de Elaborar um Contrato

A procura por aluguel de imóveis vem aumentando. Pensando nisso, apresentamos as 4 formas de elaborar um contrato para aluguel de imóveis.

leia mais
Perigos da locação de imóveis sem o corretor e o advogado imobiliário.
31 maio
Alugar

Perigos da locação de imóveis sem o corretor e o advogado imobiliário.

Vai alugar seu imóvel? Contrate uma imobiliária séria ou então tenha bastante dor de cabeça. Alugar direto um imóvel sem […]

leia mais