Carlos Garcia

De repente, bateu aquela vontade de mudar o aspecto da sua casa e você resolve fazer uma reforma no imóvel. Tenha cuidado! Muitas pessoas não sabem, mas mexer com certos elementos podem abalar com as estruturas do imóvel e acabar gerando um grande desastre.

Isso acontece principalmente pela falta de planejamento na obra ou até mesmo por ingenuidade. Na hora de pensar em fazer a reforma do imóvel, conte sempre com a ajuda de um especialista e fuja dos 7 erros mais comuns na hora da reforma do imóvel.

 

Erro #1 – Remoção de paredes estruturais

Sobre nenhuma hipótese, derrube as paredes estruturais. Isso poderá fazer com que sua casa fique com a estrutura abalada e possa por fim terminar no chão. É de extrema importância contratar um profissional habilitado para fazer um projeto de reforma do imóvel e tenha em mãos o laudo estrutural do técnico.

 

Erro #2 – Caimento do ralo

Uma das coisas mais desagradáveis é você lavar a cozinha da sua casa e o ralo está de um lado e a água escoando para o outro, acredite isso é muito comum. Muitos proprietários não dão a devida importância para o caimento do piso. Quando esse caimento não existe, os seus resultados não são nada agradáveis, como o surgimento de infiltrações e a formação de poças de água. Para evitar esse pequeno problema, mas de consequências muitas vezes cansativas, basta na hora da troca do piso verificar a porcentagem de declividade e a orientação para a vazão. Parece difícil, mas qualquer pedreiro saberá fazer. É só ficar atento nessa hora, pois na maioria dos casos esse problema acontece por pura falta de atenção.

 

Erro #3 – Excesso de peso na estrutura

Muitas pessoas que possuem casas de um andar só sempre têm vontade de ampliar. E não entendem quando o profissional contratado para executar a reforma do imóvel diz que não é possível. Geralmente esse problema de ampliação do imóvel leva uma sobrecarga na estrutura, o que pode ocorrer desde simples rachaduras ou até mesmo o desmoronamento do imóvel.  Para que isso não aconteça com você, contrate um engenheiro ou um arquiteto antes de começar a quebrar tudo, para ele verificar se serão necessários fazer reforços em toda a estrutura e suportar o excesso de peso adicionado.

 

Erro #4 – Parte elétrica

Chega de fazer gambiarra para ligar a TV, já que a tomada dela é diferente da que está na parede. Na hora da reforma do imóvel, não deixe de dar uma atenção em especial em todo o sistema elétrico do imóvel. Verifique a alteração da carga elétrica, veja se ele suporta os diferentes tipos de aparelhos elétricos. Aproveite para trocar todas as tomadas da casa. Chega de fios soltos, isso é um perigo, principalmente se você tem crianças em casa. Uma atenção em especial ao micro-ondas e ao ar condicionado, eles podem causar sobrecarga na sua rede elétrica.

 

Erro #5 – Parte hidráulica

Aproveitar a reforma do imóvel para verificar a tubulação de água e caixa d’água é uma excelente dica. Com certo tempo de uso os canos podem estar enferrujados ou estarem acumulando água e esgoto, caso tenha ocorrido erros na construção.

 

Erro #6 – Rachaduras

Não importa onde elas aparecem, podem ser na parede ou no piso, isso indica que há problemas. Quando as fissuras são superficiais, um pequeno reparo pode resolver o problema. O pior é quando essas rachaduras são ocasionadas por problemas estruturais. Você mais que nunca precisará da ajuda de um profissional para analisar qual é o caso e te dar a solução perfeita para esse problema.

 

Erro #7 – Calculo com os gastos

Assim como tudo na vida, uma reforma no imóvel precisa ser bem planejada. Toda obra requer tempo e principalmente dinheiro. Então coloque todos os gastos na ponta do lápis, como os materiais, a remoção do entulho e a mão de obra. Sempre irá aparecer uma despesa extra, afinal, imprevistos sempre acontecem.

 

Gostou de saber como fugir dos 7 erros mais comuns na reforma do imóvel? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa e saiba que artigos com o objetivo de lhe ajudar são publicados periodicamente,  por isso nunca deixe de acompanhar o nosso blog e curta a nossa página no Facebook.

 

 

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.