Carlos Garcia

Vender imóveis em tempos de crise, pode ser uma tarefa bastante árdua, pois no atual cenário político e econômico do nosso país, muitas pessoas estão contendo os seus gastos, esperando por uma definição melhor dessa situação. Contudo, todos nós sabemos que sempre haverá a procura por imóveis, as pessoas não vão deixar de casar, de aumentar a sua família ou deixar de procurar por um lugar melhor para viver. Pensando nisso, resolvemos te ajudar a vender imóveis em tempos de crise, saiba tudo agora.

 

Por que está difícil vender imóveis em tempos de crise?

Algumas das circunstancia que estão dificultando a venda de imóveis hoje, são as grandes ofertas espalhada por toda a cidade, ou melhor, por todo o país e pela postura cautelosa de todo o mercado. É fácil observar a grande quantidade de placas de vendas em muitos imóveis em todos os pontos do Brasil e o receio de muitos compradores em fazer um investimento de alto valor em um período onde a política e a economia do país estão tão instáveis. Por parte dos investidores do setor imobiliário, o pessimismo se dá pelo conjunto de fatores como:

  • Taxa de juros alta
  • Aumento nas taxas de desemprego
  • Dificuldade de acesso ao crédito imobiliário
  • Inflação

Desse modo, a confiança e o crédito que são dois fatores que movimentam o consumo no mercado imobiliário no Brasil ficam abalados. Se envolver em um financiamento imobiliário de longo prazo nesse momento é algo feito somente em ocasiões de extrema necessidade.

 

Qual a melhor solução para vender imóveis em tempos de crise?

Buscamos por 7 dicas para você vender imóveis em tempos de crise mais rapidamente. Confira abaixo:

 

1. Preço na média do mercado

Uma das questões mais difíceis na hora de vender um imóvel, é mensurar um preço para ele. Ao definir um valor, deve-se levar em conta questões como localização, infraestrutura, transporte público, serviços e etc. Deve-se deixar de lado questões emocionais. Peça um preço na média do mercado. Faça uma pesquisa na Internet sobre o preço médio de imóveis na mesma localidade do seu e para uma melhor avaliação, procure por um corretor de sua confiança, ele é o profissional capacitado para definir um preço ao seu imóvel.

 

2. Imóvel vazio

Mesmo que o seu imóvel esteja vazio há bastante tempo, deixe-o em boas condições. Verifique como está o funcionamento do sistema elétrico e hidráulico, as condições de estado dos pisos, se eles apresentam alguma ranhura. Faça uma vistoria do imóvel bastante detalhada para ver se ele necessita de grandes reformas. Para tirar dúvidas em o que deve-se observar em uma vistoria de imóvel, não deixe de ler: Tudo que você precisa saber sobre a vistoria do imóvel novo.

vender-imoveis-crise

 

3. Imóvel ocupado

Se acontecer do imóvel que está sendo anunciado a venda estiver ocupado, não tem problema, desde que o mantenha arrumado, principalmente quando surgir visitas de possíveis compradores. Evitar que ele tenha odores desagradáveis como o de fritura, cigarros ou animais, isso pode afastar completamente o interesse do comprador pelo imóvel. Se houver necessidade, antes do comprador chegar para realizar a visita, utilize aromatizantes de ar, vendido em qualquer supermercado, assim irá disfarçar os possíveis odores.

 

4. Aposte em pequenos reparos

Para uma venda mais rápida, o imóvel precisa estar em boas condições, mas isso não significa que há a necessidade de se realizar grandes obras na propriedade. Invista em pequenas reformas como por exemplo, a renovação da pintura das paredes e portas. Esse tipo de pequenas reformas será um investimento na valorização do seu imóvel, acredite!

vender-imoveis-em-tempos-de-crise

 

5. Propaganda é a alma do negócio

A maioria dos imóveis à venda, são anunciados em grandes portais imobiliários, como o Zap imóveis ou o Viva Real, por exemplo, e para atrair a atenção e os olhares de possíveis compradores despertando o anseio pela compra, é preciso que as fotos do imóvel anunciado estejam com qualidade. Não adianta apenas você ter um belo imóvel, se as fotos forem tiradas de qualquer jeito, sem a preocupação com os melhores ângulos ou enquadramento, ele não irá se destacar entre outros e com isso, ele não irá vender. Não tem como mudar, a primeira impressão é a que fica. Não há a necessidade de se contratar um fotógrafo profissional para essa ocasião, você mesmo ou o seu corretor poderão realizar essas fotos. Tenha a atenção na iluminação, aposte em realizar as fotos no período do dia, para aproveitar a luz do sol. Se o imóvel a venda possui área externa, fotografe! Áreas externas agregam valor ao imóvel. Para essas e outras dicas de como fotografar seu imóvel, não deixe de ler: Venda o seu imóvel: Melhore as fotos dos ambientes.

 

6. Avalie contrapropostas

Nesse período, as vendas estão em baixa, então esteja aberto para contraproposta. Avalie outras concessões, como descontos a pagamentos à vista ou o uso de financiamento para parte do pagamento do imóvel. Todas as propostas devem ser analisadas com cautela para que não haja prejuízo para ambas as partes.

 

7. Consulte um especialista no mercado imobiliário.

A Bertholini Imobiliária é especialista no mercado imobiliário. Atuamos com total transparência e nos importamos com o seu conforto. Então como sabemos que o dia a dia de todos nós, está cada vez mais corrido, simplificamos todos os processos de compra ou venda de um imóvel. Para sua comodidade deixe a burocracia com a gente.

 

Entre em contato com um de nossos corretores e peça a nossa avaliação para o seu imóvel. Se preferir pode comentar abaixo que nós entramos em contato com você.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?
26 jun
Vender

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?

  Vamos vender ou vamos alugar seu imóvel? Atualmente vender ou alugar um imóvel não é uma tarefa tão fácil, […]

leia mais
O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim
27 jun
Comprar Vender

O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é um dos economistas mais famosos no Brasil, ele é o presidente e dono da Ricam Consultoria, uma […]

leia mais