Carlos Garcia

Calcular o valor do imóvel é uma das tarefas mais complicadas na hora que você está colocando para vender ou alugar. O valor não pode ser muito baixo, para que não se perca dinheiro e ocorra um prejuízo, e nem muito alto, para que a venda possa ocorrer sem que se perca boas ofertas.
Pensando nesse dilema e com o objetivo de lhe auxiliar a definir um valor mais justo para o seu imóvel, escrevi neste artigo cada ponto que se deve levar em consideração na avaliação do seu imóvel. Então vamos calcular o valor do imóvel!

 

Maior o imóvel. Maior o valor do imóvel!

Aqui o cálculo é bem simples, quanto maior o imóvel, mais ele valerá. Podemos iniciar o nosso calculo pelo tamanho do imóvel. O site Zap Imóveis nos oferece a possibilidade de saber o valor do metro quadrado da região, basta fazer uma pesquisa de um imóvel no mesmo bairro e com as mesmas características que o seu. Pronto, agora você já tem o primeiro valor para se basear.

 

Localização perfeita do imóvel

Não é porque um imóvel no mesmo bairro e características iguais ao seu está sendo vendido por 1 milhão que o seu também terá este valor. A localização vai muito além do bairro, o valor da localização é influenciado até por quem é o seu vizinho. Se um imóvel na sua rua tem como vizinho casas com fachadas abandonadas, e no seu, prédios modernos, o seu imóvel valerá mais.

 

Imóvel reformado. Imóvel valorizado.

No artigo, “Vender Imóvel: Os 7 piores erros que você não pode cometer”, falo exatamente sobre a percepção de valor quando o imóvel passa por pequenas reformas. O estado de conservação que se encontra o imóvel é um dos pontos que mais influenciam na hora da venda.
Para quem estiver comprando o seu imóvel, a ideia de uma reforma, por mais simples que ela seja, já será um bom motivo para desvalorizar ainda mais o valor de venda, afinal, os problemas de uma obra vão além do custo de execução. Ninguém gosta de morar em uma casa em obras.

como-calcular-o-valor-do-imóvel

 

Área de lazer e entretenimento

Imóveis em condomínio que possuem uma estrutura completa com piscina, área gourmet, sauna, academia, salão de festas entre tantas outras opções para a diversão e o entretenimento dos moradores, geralmente são mais valorizados que aqueles que não possuem. Afinal basta descer de elevador e ir para o SPA.

 

Serviços do condomínio

Em alguns condomínios são oferecidos serviços iguais de hotel. Desde uma simples arrumação do apartamento até mesmo serviços de motorista particular. Nesses casos o valor do imóvel eleva consideravelmente, já que você desfrutará de todo um conforto e comodidade literalmente a sua porta. É o caso do Majestic.

 

O condomínio

Falei sobre os serviços e os espaços ofertados nos condomínios, mas não falei dos valores da taxa condominial. Muitos serviços sempre são sinônimo de condomínio alto. Errado!
Nem sempre o condomínio se torna alto por conter uma estrutura magnifica, na realidade vem se mostrando o contrário. A maioria destes novos condomínios que estão sendo construídos tem espaços e serviços maravilhosos, porém como o custo é dividido por muitos moradores, o valor cobrado se torna baixo, muitas vezes mais baixos do que os condomínios que não possuem.
A resposta para isso é bem simples. Como os prédios antigos não possuem blocos, as contas da manutenção dos espaços serão divididas por um número menor de moradores e ainda temos o fator de uma alta taxa de manutenção por idade do prédio.
Concluindo o raciocínio, condomínio alto sem muita oferta de lazer implicará consideravelmente na desvalorização do valor do imóvel.

como-calcular-o-valor-do-imovel

 

Acompanhe o mercado imobiliário

O mercado imobiliário acompanha a economia do país e ainda temos a famosa lei de oferta e procura para definir o valor de um imóvel. Existem momentos perfeitos para se vender, comprar ou alugar, tudo vai depender do momento que o mercado imobiliário se encontra.
Basicamente funciona da seguinte maneira. Caso os bancos estejam liberando muito crédito para financiamento imobiliário, os imóveis para vender tendem a valorizar e o valor de aluguel cai. O cenário sendo o inverso, os bancos não liberando o crédito imobiliário, grande chance de a valorização dos imóveis estagnarem e o aluguel aumentar. Mas lembro que isto não é uma regra, já que outros fatores podem influenciar.

 

Contrate um especialista

Como falei acima existem outros fatores que podem influenciar o valor de um imóvel, como por exemplo uma mudança de cidade ou país, onde quem compra está em uma situação de emergência.
A melhor maneira de fazer uma avaliação do seu imóvel é solicitar para um profissional que atue fortemente na sua região. Um corretor capacitado encontrará um valor que estará de acordo com o mercado e oportunidades naquele momento. Com certeza essa é a melhor opção para que você se sinta mais confortável com o valor de venda do seu imóvel.

 

Somos especialistas

A Bertholini Imobiliária é especialista no mercado imobiliário. Atuamos com total transparência e nos importamos com o seu conforto. Então como sabemos que o dia a dia de todos nós, está cada vez mais corrido, simplificamos todos os processos de compra ou venda de um imóvel. Para sua comodidade deixe a burocracia com a gente.

Entre em contato com um de nossos corretores e peça a nossa avaliação para o seu imóvel. Se preferir pode comentar abaixo que nós entramos em contato com você.
Avaliar meu imóvel.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?
26 jun
Vender

Como anunciar meu imóvel gratuitamente?

  Vamos vender ou vamos alugar seu imóvel? Atualmente vender ou alugar um imóvel não é uma tarefa tão fácil, […]

leia mais
O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim
27 jun
Comprar Vender

O futuro do mercado imobiliário segundo Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é um dos economistas mais famosos no Brasil, ele é o presidente e dono da Ricam Consultoria, uma […]

leia mais