Carlos Garcia

Finalmente o esperado dia chegou! Você receberá as chaves do sua tão sonhada casa e a construtora te chamou para fazer a vistoria do imóvel. Fique atento! Deixe o sentimento de ver a sua casa nova de lado e esteja sempre alerta para os possíveis problemas que seu imóvel possa apresentar. A vistoria do imóvel é fundamental, pois você deve receber o seu imóvel como o prometido. Aqui vai uma lista de coisas que você deve verificar antes de recebe-lo.

 

O que levar na hora da vistoria do imóvel?

  • Papel e caneta para anotações
  • Trena ou fita métrica, espelho pequeno
  • Lâmpada para fazer teste nos bocais
  • Balde para testar o escoamento e vedação
  • Aparelhos bivolt para testar as tomadas
  • Câmera fotográfica para registrar tudo

 

O que verificar?   

Para te acompanhar na hora da vistoria do imóvel, você poderá contratar um profissional da área como um engenheiro, arquiteto ou um pedreiro para te auxiliar com todos os testes necessários. Mas é lógico que também dá para fazer sozinho. Veja o que é que você pode e deve observar:

 

Pinturas

Verifique a pintura das paredes. Veja se as paredes estão niveladas, sem barrigas ou irregularidades. Se foi dada a segunda mão de tinta ou se a pintura está falhada. Repare se não respingou a tinta da parede na porta e vice-versa. Observe se há infiltrações. Verifique também com o espelho em cima e embaixo das portas, elas devem estar todas pintadas, assim como próximo as maçanetas, e também ao redor de acabamentos como espelhos de tomadas, rodapés e etc.

 

Portas

Repare se todas as portas e fechaduras estão abrindo e fechando bem, inclusive as portas internas. Veja também se as portas fecham perfeitamente, sem que aja a necessidade de muito esforço e se estão com algum ruído fora do comum.

 

Pisos

É extremamente importante observar se os pisos e revestimentos não estão danificados. Verifique também se os pisos foram bem colocados ou se estão ocos, batendo levemente neles com as pontas dos dedos.  Fique atento ao nivelamento do contrapiso usando uma régua.

 

Louças

Para não ter problemas futuros, observe se não há nenhum defeito nas pias e nos vasos sanitários. Repare as suas vedações e os rejuntes.

 

Janelas

Certifique-se se tem algum vidro trincado ou quebrado. Se elas estão abrindo e fechando perfeitamente.

 

Parte elétrica

Repare se todo o quadro elétrico está identificado. Veja todos os circuitos. Observe toda a parte de iluminação, por isso leve a lâmpada para testar nos bocais. Use algum aparelho elétrico para verificar se as tomadas estão funcionando. E não esqueça de testar a campainha e o interfone!

 

Parte hidráulica

Abra as torneiras e os chuveiros, deixe a água correndo para verificar se não tem nenhum vazamento. Feche o registro geral enquanto as torneiras estão abertas a fim de verificar se está realmente funcionando. Observe se as torneiras não ficam pingando. Não esqueça de verificar a descarga da privada.

 

Ralos

Se te surpreendeu quando leu lá em cima para levar um balde na vistoria do imóvel, agora irei lhe explicar. Um balde com água é extremamente útil para verificar o caimento e o escoamento da água no ralo e no box do banheiro.

Só assine o laudo da vistoria se estiver tudo em ordem com o seu imóvel. Se houver algum problema comunique formalmente a construtora. E se por ventura, quando estiver morando nele surgir algum problema, como por exemplo estrutural, você deve solicitar uma solução.

E para você saber mais sobre vistoria do imóvel e outros assuntos, curta a nossa página no Facebook. E se restou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, eu Carlos Garcia estou preparado para ajudar.