Carlos Garcia

Desde o meado do ano de 2014, quem efetua a compra de um imóvel na planta não corre mais o risco de perder a propriedade caso a construtora ou a incorporadora passe por algum problema financeiro durante a construção do empreendimento.
Esta nova Medida Provisória tem como o objetivo incentivar o financiamento de imóvel na planta, gerando uma maior segurança para os compradores.

 

Mais proteção na compra do imóvel na planta

A partir dessa Medida Provisória, os credores somente poderão se apropriar dos empreendimentos que estão em nome da construtora e que ainda não foram comercializados. Se por ventura os bens da construtora ainda não comercializados possuir um valor que não for suficiente para saldar as dívidas, não haverá problema para os proprietários, seus imóveis adquiridos estarão seguros.
Com essa medida, a expectativa do governo é que mesmo diante de um cenário político e econômico incerto, os bancos comecem a conceder mais crédito imobiliário.
Com a alta da inflação e o aumento do desemprego no país, as instituições financeiras em geral, ficaram mais seletivas ao conceder crédito para o financiamento de imóveis temendo um aumento significativo da inadimplência, devido a conjuntura atual do nosso país. Com essa nova estratégia por parte dos bancos em diminuir a concessão dos créditos imobiliários, houve um aumento significativo no cancelamento de contratos de compra de imóvel na planta, pois os bancos começaram a se negar a cumprir o financiamento da unidade em sua entrega. Durante toda a fase de construção, o pagamento das parcelas do imóvel se faz com a construtora do empreendimento e o financiamento por parte dos bancos acontece quando o imóvel está pronto, na entrega das chaves.

As vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é muito vantajoso que um imóvel pronto. Vejamos alguns motivos:

 

Mais barato comprar imóvel na planta

É muito mais barato adquirir um imóvel na planta do que um imóvel pronto. Além das construtoras facilitarem o seu pagamento, há grandes chances de negociações na hora da compra.

Comprar imóvel na planta como investimento

Se você pensa em comprar um imóvel para investir, saiba que esse é um ótimo negócio, já que em média o valor do imóvel na planta custa em torno de 20% mais barato no início das obras. Com o termino das obras e com a sua valorização, esse valor só tende a aumentar.

 

Todo novinho para você

Outro ponto positivo da compra do imóvel na planta é que ele está completamente novinho, nunca foi habitado por ninguém, então você com certeza não vai precisar se preocupar com reformas na parte elétrica ou hidráulica do imóvel, por exemplo. E dependendo da construtora, você pode modificar alguns acabamentos para o seu imóvel ficar único e com o seu jeitinho.

 

6 dicas para comprar seu imóvel com mais segurança

A compra de um imóvel novo é um sonho para a maioria dos brasileiros e é uma das decisões financeiras mais difícil que possamos enfrentar, já que pode comprometer muito o orçamento familiar. Por essas e outras razões que a compra de um imóvel deve ser bem avaliada. Veja essas 6 dicas para comprar seu imóvel com mais segurança, evitando futuras dores de cabeça.

 

1) Decida quanto você quer gastar

Ao decidir o valor que vai ser gasto na compra do seu imóvel, não pode deixar de incluir todos os gastos com a documentação e a decoração. Em grandes capitais brasileiras, os custos com documentação podem chegar a 4% do valor do imóvel. Também não deve-se esquecer de custos como IPTU e condomínio, se for o caso.

 

2) Cuidado com o comprometimento da renda

Tenha cuidado com o percentual da renda familiar que será comprometida com as prestações do imóvel na hora da compra, pois a renda não se mantem a mesma ao longo dos anos. Não esqueça que imprevistos sempre acontecem, por isso faça um fundo emergencial.

 

3) Contenha o entusiasmo

Tente conter o entusiasmo e a euforia na hora de comprar um imóvel. Tenha sempre em mente que é um alto investimento e que precisa ser bem avaliado. Evite fechar a compra no mesmo dia que for visitar o imóvel. Reflita!

4) Não tenha preguiça de pesquisar

Pesquisar é a palavra! Antes de comprar o imóvel, não deixe de fazer uma pesquisa comparando com outros da região. Não deixe de ir nos estandes de lançamentos imobiliários, converse com os corretores presentes, tire e esclareça as suas dúvidas essa é a hora e o local. Compare as vantagens e desvantagens do imóvel em lançamento para o imóvel pronto, veja qual melhor se adequa no perfil da sua família.

 

5) Não deixe de pensar no futuro

Nunca esqueça de pensar no futuro na hora de comprar um imóvel novo. Família vai aumentar dentro de alguns anos? Há perspectiva de mudar de cidade e o imóvel pode ser vendido? Está comprando para investir? Essas somente são algumas de muitas situações que devem ser indagadas na hora de comprar um imóvel novo.

 

6) Contrate a Bertholini Imobiliária

A Bertholini Imobiliária é especialista no mercado imobiliário. Atuamos com total transparência e nos importamos com o seu conforto. Então como sabemos que o dia a dia de todos nós, está cada vez mais corrido, simplificamos todos os processos de compra ou venda de um imóvel. Para sua comodidade deixe a burocracia com a gente.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a segurança de comprar um imóvel na planta, pesquise sobre o imóvel dos seus sonhos. Conheça as nossas páginas de imóveis prontos e lançamentos e nunca deixe de acompanhar a Bertholini Imobiliária pelas redes sociais. Se você ainda tem alguma dúvida, comente aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você
10 maio
Comprar

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você

Antes de começar a busca pelo imóvel dos seus sonhos, é muito importante se planejar financeiramente para isso. Uma das […]

leia mais
Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade
13 fev
Comprar

Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade

Quer realizar o sonho de ter a sua casa própria ou comprar um imóvel para depois alugar como fonte de renda? Comprar imóvel na crise é uma boa oportunidade.

leia mais