Carlos Garcia

Os financiamentos imobiliários talvez sejam as modalidades de empréstimos de maiores prazos que temos no Brasil. A Caixa Econômica Federal trabalha com longos contratos de até 35 anos. Esse prazo é enorme! Você contrai uma dívida para ser quitada mais de 3 décadas depois, com altos e baixos da economia e mudanças políticas significativas.

É impossível fazer uma previsão exata de um período tão longo como este. Portanto vemos muitos proprietários e corretores anunciando imóveis durante a vigência do contrato de financiamento e infelizmente, por não saberem, anunciam que o imóvel só pode ser comprado à vista.

 

Financiar um imóvel que ainda não esteja com o contrato de financiamento quitado é possível, porém é necessário que se entenda como isto deve ocorrer. Primeiro é preciso encerrar o primeiro financiamento e só depois iniciar o outro, mas fique tranquilo que isto é feito em um único processo. Vou detalhar um pouco mais abaixo.

 

Situação do imóvel

O atual proprietário comprou o imóvel com um financiamento e atualmente ele deseja vender, porém ainda não quitou sua dívida com a instituição financeira que lhe concedeu o financiamento imobiliário. Como disse acima, não podemos prever o futuro com tanto tempo assim, então é muito comum encontrarmos imóveis nestas situações.

 

Como financiar um imóvel não quitado

Interveniente Quitante, também conhecido como IQ pelos profissionais da área, é um procedimento muito comum feito entre os bancos. Ele é basicamente um processo de liquidação do saldo devedor.

  1. Para isso o proprietário do imóvel terá que solicitar a instituição financeira, que lhe concedeu o financiamento imobiliário, o total atualizado da dívida. Em alguns casos os próprios bancos repassam estas informações entre si. O atual proprietário deve estar consciente que esta responsabilidade é de quem vende.
  1. Com este valor, o banco que irá conceder o financiamento ao comprador do imóvel, emitirá um cheque administrativo contendo o saldo devedor. Pronto o antigo contrato já está liquidado e em até 30 dias terá a Carta de Liberação de Hipoteca.
  1. Com a Carta de Liberação de Hipoteca em mãos, o comprador já pode assinar o seu novo contrato de financiamento com o banco que quitou a dívida do imóvel. Vale lembrar que por força de contrato não é necessário se lavrar uma escritura pública, pois o contrato tem o poder de escritura.
  1. Ao realizar o registro do novo contrato a Carta de Liberação de Hipoteca e a nova Alienação Fiduciária deverão ser registradas no Cartório de Registro de Imóveis.

 

Vale a pena financiar um imóvel não quitado?

Com certeza a resposta é sim, já que para quem compra não faz diferença se o imóvel está financiado ou não, afinal seguindo os tramites descritos acima, o financiamento anterior estará quitado. E para quem vende, como é a outra instituição financeira que fará todo o tramite em um único processo, a parte burocrática ficará com os bancos.

 

Importante

Quero deixar claro que nem todos os bancos fazem o Interveniente Quitante quando o saldo devedor é com outra instituição, ou seja, só fazem o processo quando a dívida está no próprio banco. Por isso se você for financiar um imóvel que ainda não esteja quitado, verifique em qual banco está esta dívida.

 

E se você leu este artigo até o final, é porque você tem interesse em vender ou financiar um imóvel. A Bertholini Imobiliária pode te ajudar em todo o processo de compra ou venda. Fale com um corretor e veja como ele pode te ajudar. Assim você fará tudo dentro da lei e evitará dores de cabeça futuras. Ficou com alguma dúvida sobre como financiar um imóvel não quitado? Continue esta conversa que terei o prazer em lhe responder.
FALE COM UM CORRETOR

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você
10 maio
Comprar

SFH ou SFI: Qual é o melhor financiamento para você

Antes de começar a busca pelo imóvel dos seus sonhos, é muito importante se planejar financeiramente para isso. Uma das […]

leia mais
Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade
13 fev
Comprar

Comprar imóvel na crise pode ser uma oportunidade

Quer realizar o sonho de ter a sua casa própria ou comprar um imóvel para depois alugar como fonte de renda? Comprar imóvel na crise é uma boa oportunidade.

leia mais