Carlos Garcia

Antes um bairro de veraneio afastado da Zona Norte e do Centro, o Recreio dos Bandeirantes se vê em uma vertente de crescimento acelerado. Mas o porquê disso? Quais os fatores que culminaram nessa grande valorização?

Para descobrirmos essa resposta, precisamos olhar para a conjuntura atual da cidade. Com as recentes obras de infraestrutura, para atender os grandes eventos que já aconteceram e os que ainda vão acontecer, como as Olimpíadas 2016 na cidade do Rio de Janeiro, abriram-se as portas com grandes oportunidades para investidores e comerciantes que buscam um retorno sobre o seu investimento. Agora enxergam que investir em imóveis no Recreio dos Bandeirantes tem um grande potencial para esse aumento do ROI.

 

Já vimos que a soma dos investimentos públicos com a iniciativa privada pode dar muito certo, mas qual o lugar ideal para investir?

O ideal para se investir, é em imóveis no Recreio dos Bandeirantes, que vem se desenvolvendo de forma acelerada a vários anos. A mais de 20 anos atrás o Recreio era um bairro um pouco desvalorizado em comparação com outros bairros que possuem praia, devido a sua pouca exploração econômica na época. Mas com a grande concorrência e a superlotação das zonas mais valorizadas da cidade, como a zona sul, fizeram com que o mercado procurasse por novas oportunidades, e acabaram por achar estas oportunidades na Zona Oeste, onde possui uma grande capacidade de desenvolvimento maior que já tem.

A Barra que hoje é famosa por comércios e empreendimentos de luxo, já vem sendo extensivamente explorada nos últimos 10 anos, através de criações de grandes condomínios, diversos shoppings centers, arenas esportivas e centros lazer, foi a área que mais foi explorada por investimentos na expansão imobiliária e comercial que o bairro teve. Os seus bairros próximos começaram a receber diversos investimentos, devido a sua capacidade e valorização e um desses bairros é o Recreio dos Bandeirantes.

Aproveitando-se dos investimentos de mobilidade na Barra, o Recreio dos Bandeirantes se viu no momento certo e na hora certa, próximo de grandes eventos como Rock In Rio, Bienal do Livro, Olimpíadas 2016 e do maior centro de eventos da América Latina, o Riocentro.

 

Olimpíadas Rio 2016

Devido as olimpíadas que irão acontecer esse ano no Rio de Janeiro, alguns pontos estratégicos para a sua realização tiveram investimentos na mobilidade urbana, principalmente na zona oeste do Rio, como o bairro do Recreio dos Bandeirantes. Vejamos alguns exemplos de melhorias em mobilidade:

 

  • A duplicação da Avenida das Américas;
  • A construção do Túnel da Grota Funda (Guaratiba – Recreio);
  • A implementação do Brt Transoeste (Santa Cruz – Recreio – Barra);
  • Suas integrações, Transcarioca (Barra – Aeroporto Internacional Tom Jobim);
  • Transolímpica (Recreio – Jacarépagua – Trens da Supervia);
  • A futura linha 4 do Metrô Rio, ligando a Zona Sul a Barra;

 

Com esses investimentos o Recreio dos Bandeirantes está conectado com diversos bairros com uma maior rapidez de circulação, deixando a vida do morador do bairro melhor. Devido a esses investimentos públicos, o bairro começou a se expandir como nunca antes, como isso de forma natural atraiu e continua atraindo investidores, como diferentes tipos de serviço e comércio, para acompanhar o seu ritmo de expansão.

 

Segurança

Não foi só em infraestrutura e mobilidade urbana de qualidade que o Recreio dos Bandeirantes recebeu de investimento, mas também em segurança. Agora o morador do Recreio pode contar com 3 delegacias para atendimento aos moradores da região a 16ª DP, a 42ª DP e a Delegacia de Homicídios da Capital.

 

Lazer

O Recreio é um bairro bastante conhecido pelos seus espaços de lazer como suas praias e parques, principalmente as praias que são usufruídas por banhistas, surfistas, atletas de diversos tipos e também por pessoas que gostam de pegar uma praia como seus moradores. O Recreio consegue harmonizar sua expansão com seus recursos naturais, mantendo diversos parques ecológicos ativos e reservas de proteção ambiental. Vejamos algumas praias e parques da região:

  • Praia da Reserva;
  • Praia do Recreio;
  • Praia do Pontal;
  • Praia da Macumba;
  • Prainha;
  • Parque Ecológico Chico Mendes;
  • Reserva Natural de Marapendi;
  • Parque Estadual da Pedra Branca;

 

Em outro artigo listo alguns esportes praticados na região. Leia o artigo “Recreio dos Bandeirantes: lugar ideal para práticas esportivas“.

 

Investidores

Percebendo todo esse potencial latente no Recreio dos Bandeirantes, as maiores construtoras do Brasil não perderam tempo, e já se encontram presentes. Dentre elas podemos destacar:

 

  • Brookfield;
  • Calçada;
  • Cyrela;
  • MRV;
  • Gafisa;
  • Even;
  • Capital Rossi;

 

Juntas, essas construtoras já montaram mais de 30 empreendimentos imobiliários (residenciais, comerciais e até mesmo um shopping) no Recreio nos últimos 10 anos, uma incrível média de 3 lançamentos por ano.

Devido a área de restinga, protegida por leis federais ambientais, presente no Recreio, boa parte de sua extensão territorial impõe um limite de até 4 andares por construção, criando um contraste de muitas casas e prédios pequenos e uns poucos prédios de 10 a 20 andares.

Esse fato exerce uma tendência de que o bairro se torne populoso, mas pouco povoado, evitando assim os problemas de grandes centros superlotados, mantendo a privacidade e a tranquilidade dos moradores da região.
Todas essas características se tornaram um prato cheio para construtoras, imobiliárias, comerciantes, investidores e interessados em morar na região, que possivelmente se transformará em uma das melhores regiões do Rio de Janeiro para se viver!
aagrafico3

 

A valorização dos imóveis no Recreio dos Bandeirantes

Os imóveis no Recreio dos Bandeirantes são os que mais sofreram valorização em 2010, o preço médio do m² no Recreio era de R$ 3.585, já em 2015, o valor do mesmo m² cresceu para R$ 7.299, conseguindo uma valorização de mais de 100% em apenas 5 anos, mostrando o quanto o bairro tem potencial de crescimento e o quanto atrativo ele se tornou.

 

E agora, o que você acha de morar ou investir em um bairro que vem se destacando no desenvolvimento e valorização nos últimos anos? Comente aqui abaixo no nosso blog e lembre-se que sempre estamos compartilhando artigos que irão lhe ajudar a conhecer mais sobre o mercado imobiliário de cada região curta a nossa página do Facebook e continue nos acompanhando.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Recreio dos Bandeirantes: lugar ideal para práticas esportivas
04 mar
Recreio

Recreio dos Bandeirantes: lugar ideal para práticas esportivas

Um lugar onde se tem as mais belas praias do Rio de Janeiro, condomínios com toda a infraestrutura e academias […]

leia mais
Aniversário do Rio de Janeiro: 451 anos de belezas!
26 fev
Grajaú Recreio

Aniversário do Rio de Janeiro: 451 anos de belezas!

♪♫♪♫♪ “O Rio de Janeiro continua lindo… O Rio de Janeiro continua sendo … O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março…” ♪♫♪♫♪ […]

leia mais