Carlos Garcia

Finalmente chegou a época mais gostosa do ano, o Natal! Momento ideal para passar ao lado de quem amamos, saborear uma farta e deliciosa ceia, ganhar muitos presentes, carinhos e o mais importante: ter sempre em mente e no coração, o verdadeiro significado do Natal: O nascimento de Jesus.

No artigo de hoje, vamos relembrar as origens dessa data tão importante, assim como algumas curiosidades e para a nossa comodidade, vamos listar também, onde no nosso bairro, podemos encontrar produtos típicos dessa época. A magia do Natal já está no ar e o Natal no Grajaú é bom demais!

 

A origem do Natal

O Natal é uma data muito especial, pois neste dia, comemoramos o nascimento do menino Jesus. O dia de Natal, já foi celebrado em várias datas diferentes ao decorrer da história, pois não se sabia ao certo, que dia Jesus tinha nascido. Somente no final do século IV, foi definido como data oficial para essa importante comemoração, o dia 25 de dezembro. Na antiguidade, o dia 25 de dezembro era a data que se comemorava a chegada do inverno. Desse modo, acredita-se que realmente há uma relação deste acontecimento com a oficialização do dia dessa comemoração.

Nos primórdios, as comemorações de Natal chegavam a ter durações de até 12 dias, pois este foi o tempo relatado, que levou para os 3 reis Magos, Belchior, Baltasar e Gaspar, peregrinarem até a cidade de Belém e entregarem como presente ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

No Brasil, as pessoas costumam começarem a decorar suas casas para o Natal no início do mês de dezembro e desmontá-las no dia de Reis, dia 06 de janeiro.

O Natal é uma data muito importante para todo o Ocidente, pois além de marcar o ano 1 da nossa História, traz um momento de reflexão, compaixão e paz em nossos corações.

 

O Bom Velhinho: A origem do Papai Noel

Historiadores afirmam que a figura do Papai Noel foi inspirada no bispo Nicolau, que nasceu na Turquia, em 280 d.C. O religioso, era um homem generoso, de bom coração, que tinha o hábito de ajudar as pessoas mais necessitadas, distribuindo a noite, saquinhos com moedas próximas às chaminés de suas casas.

O bispo foi transformado pela Igreja Católica, em São Nicolau, após vários fiéis relatarem milagres atribuídos a ele.

 

Curiosidade sobre a roupa do Papai Noel

As primeiras representações do Papai Noel até o fim do século XIX, era apresentado com vestes de inverno, com cores escuras, geralmente nos tons de verde ou marrom.

No ano de 1886, o cartunista alemão, Thomas Nast, elaborou uma nova imagem para o papai Noel. Nessa nova versão, ele aparece com roupas nas cores, vermelha e branca e com o cinto preto.

Em 1931, a Coca Cola, fez uma grandiosa campanha publicitária, onde apresentou para o mundo, o Papai Noel com a mesma roupa idealizada por Nast, que não por coincidência, eram também as cores do refrigerante. A campanha publicitária da Coca Cola faz sucesso até os dias de hoje, onde é possível ver nesta época do ano, espalhado por cada canto do mundo a figura do amado bom velhinho.

 

Papai Noel ao redor do mundo:

  • Alemanha: Weihnachtsmann
  • Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai e Uruguai: Papá Noel
  • Chile: Viejito Pascuero
  • Dinamarca: Julemanden
  • Estados Unidos e México: Santa Claus
  • França: Père Noël
  • Holanda: Kerstman
  • Inglaterra: Father Christmas
  • Itália: Babbo Natale
  • Portugal: Pai Natal
  • Rússia: Ded Moroz
  • Suécia: Jultomte.

 

Natal no Grajaú: Delícias direito para a sua ceia

O Natal é uma época mágica, que aguçam ainda mais nossos sentimentos e valores como o de amor, respeito, união e generosidade. Para que esse dia, se torne ainda mais especial, é fundamental estarmos cercados por quem amamos, família, amigos, vizinhos… Este dia, deve ser comemorado com muita alegria e com uma mesa farta de quitutes que somente comemos nessa ocasião como: Rabanadas, Peru recheado, bacalhau, panetone, castanha portuguesa, etc. Só de pensar, me dá água na boca!

Mas, para quem não quer perder horas na cozinha e nem ter o trabalho de enfrentar as longas filas do mercado, uma ótima e prática solução, é encomendar a sua ceia. Para o seu Natal no Grajaú ficar perfeito, confira a lista de estabelecimentos e de profissionais que estão preparados para deixar esse dia ainda mais gostoso.

 

Padaria Luar do Grajaú

Endereço: Rua Grajaú 54, Grajaú.

Telefone para encomendas: 2288- 7140.

Para mais informações acesse o site: http://luardograjau.com.br/

 

Padaria Verdun

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 1069 – Grajaú.

Telefone para encomendas: 2572-9186.

 

Joia do Grajaú

Endereço: Rua Professor Valadares, 238 – Grajaú.

Telefone para encomendas: 2576-4456.

Para mais informações acesse o site: http://www.joiadograjau.com.br/

Página do Facebook: https://www.facebook.com/joiadograjau/

 

Padaria Caprichosa

Endereço: Av. Júlio Furtado, 111 – Grajaú.

Telefone para encomendas: 2576-2655.

 

Supermercado Prix

Endereço: Praça Edmundo Rêgo, 8 – Grajaú.

Telefone para encomendas: 2578-3202.

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 972 – Grajaú.

Telefone para encomendas: 2570-3776.

Para mais informações acesse o site: http://www.superprix.com.br/

 

Doceria Floks

Para mais informações acesse a página do Facebook: https://www.facebook.com/doceriafloks

 

Ateliê Lê Castro

Para mais informações acesse a página do Facebook: https://www.facebook.com/Atelielecastro/

 

KR festas e eventos

Para mais informações acesse a página do Facebook: https://www.facebook.com/KRfestaseeventos/

 

 

À todos os meus amigos e vizinhos do Grajaú, eu quero desejar, que o verdadeiro espírito do Natal surja em cada coração. Que possamos compartilhar, amor, solidariedade, respeito, generosidade e afeto com cada ser, não somente nesta época, mas durante todo os outros dias que estão por vir.

Tenhamos todos um Feliz Natal!

banner venda vip artigos

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel
23 fev
Grajaú Tijuca

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel

Confira agora a agenda de blocos da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel para o carnaval de 2017. Corre e prepara a fantasia, pois já é carnaval 🙂

leia mais
Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio
29 dez
Grajaú

Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio

Afrouxe o cinto e venha degustar da segunda parte do roteiro gastronômico do Grajaú. O que realmente importa aqui é o tempero, o sabor único e a experiência

leia mais