Carlos Garcia

Dando continuidade à lista de comércios do nosso bairro, no artigo de hoje, irei listar as principais Farmácias no Grajaú e apresentar um pouco do programa Farmácia Popular, criado pelo Governo Federal, que ajuda milhares de cidadãos a terem acesso a diferentes tipos de medicamentos, e conheça também, alguns dos medicamentos mais utilizados no Brasil. Então, vamos lá.

 

Medicamento Fitoterápico

É o medicamento unicamente feito à base de plantas. Um exemplo de medicamento fitoterápico muito utilizado é a carqueja.  Seu uso é indicado para aliviar sintomas de má digestão e problemas na vesícula e no fígado.

 

Medicamento Alopático

É o medicamento feito de substâncias processadas, que são medicamentos que já passaram por um processo de extração, síntese e purificação. Exemplo: A maioria dos medicamentos no formato de cápsula, encontrados na farmácia, são medicamentos alopáticos.

 

Medicamento Homeopático

É um método de tratamento para a cura de diversas enfermidades, criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no ano de 1796. Os medicamentos homeopáticos, seguem o princípio da cura pelo semelhante. Isso quer dizer, que o uso de substâncias que são capazes de ocasionar sintomas de uma determinada doença em um organismo sadio, manipulado em uma pessoa enferma, o seu sistema imunológico irá reagir, curando-se dessa doença. O medicamento homeopático, é mais natural, se comparado à alopatia. Exemplo de medicamento homeopático:  para tratamento de sinusite, é muito prescrevido o tratamento à base de buchinha paulista.

 

Medicamento Similar

São aqueles que apresentam as mesmas formas farmacêutica, posologia, via de administração e indicação terapêutica em comparação ao medicamento de referência. Podendo diferenciar-se somente em aspectos relativo ao tamanho, embalagem do produto e prazo de validade. São encontrados em todas as farmácias e possuem o custo mais baixo. Exemplo: Laboratório como Cimed, Hipolabor, Geolab, produzem esses medicamentos similares.

Os medicamentos similares são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência. Porém de acordo com a regulamentação da ANVISA, os medicamentos similares não podem ser substituídos pelos de referência quando prescritos pelo médico.

 

Medicamento Genérico

É o medicamento que é registrado pelo nome químico ou genérico da substância presente na sua composição. Também encontrado em qualquer farmácia e possui o custo bem inferior que o medicamento de referência. Exemplo: Os laboratórios Ems e Medley, produzem antibióticos como a Amoxicilina.

 

Medicamento de Referência

É um medicamento novo, que é registrado e controlado pela Anvisa. Ela é responsável por comprovar cientificamente sua eficácia, segurança, qualidade e comercialização no país. Exemplo: Laboratórios como o Ache e a Bayer, produzem esse tipo de medicamento de referência.

 

Medicamento Manipulado

São os medicamentos produzidos em farmácias de manipulação ou hospitais. De acordo com a necessidade especial de cada paciente, são feitos os medicamentos, que podem ter vários compostos misturados e dosagens diferentes. Exemplo: Muitos medicamentos usados por dermatologistas, são medicamentos manipulados.

 

O Governo Federal no ano de 2004, criou o Programa Farmácia Popular do Brasil, que consiste em ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais frequentes entre os cidadãos brasileiros. O Programa Farmácia Popular, possui dois tipos: uma Rede Própria de Farmácias Populares e outra, que é uma parceria com drogarias e farmácias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”. Nelas podem ser encontradas medicamentos para as seguintes enfermidades: Asma, Diabetes, Parkinson, Glaucoma, Hipertensão, Osteoporose e Rinite.

 

Farmácia no Grajaú

O nosso bairro oferece várias farmácias. Nelas podemos encontrar medicamentos, artigos para higiene pessoal, vitaminas, produtos diet e light, guloseimas e muito mais.

Segue a lista de farmácias no Grajaú, algumas também são parceiras do programa Farmácia Popular. Confira:

 

Drogarias Guanabara

Endereço: Praça Edmundo Rêgo,06- Grajaú.

Telefone: 3271-6675

 

Drogarias Ofertão

Endereço: Av. Júlio Furtado, 108A – Grajau.

Telefone: 2576-0746

Endereço: Rua Barão do Bom Retiro, 2234- Grajaú.

Telefone: 2576-6000

Para mais informações acesse o site: http://drogariasofertao.com.br/

 

Drogaria Wilson

Endereço: Rua Barão do Retiro, 2593 – Grajaú.

Telefone: 2577-8845

Endereço: R. Barão de Mesquita, 1077 – Grajaú.

Telefone: 2571-4000

 

Pacheco

Endereço: Barão de Mesquita, 1063 – Grajaú.

Telefone: 3238-4601

Para mais informações acesse o site: http://www.drogariaspacheco.com.br/

 

Drogaria Venâncio

Endereço: Barão de Mesquita, 1002 – Grajaú.

Telefone: 3095-1000

Para mais informações acesse o site: http://www.drogariavenancio.com.br/

 

Droga Raia

Endereço: Barão de Mesquita, 944 – Grajaú.

Telefone:  3238-4373

Para mais informações acesse o site: http://www.drogaraia.com.br/

 

Farmácia Nossa Senhora Aparecida do Grajaú

Endereço: Barão de Mesquita, 986 – Grajaú.

Telefone: 2238-5058

 

Farmácia Homeopática Thélema

Endereço: Rua Teodoro da Silva, 986, loja a – Grajaú.

Telefone: 2278-6424

 

Drogaria Franco

Endereço: Rua Botucatu – Grajaú.

Telefone: 2238-3862

 

Caso você conheça mais alguma outra que não listei aqui, deixe sua dica no comentário abaixo.

banner venda vip artigos

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel
23 fev
Grajaú Tijuca

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel

Confira agora a agenda de blocos da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel para o carnaval de 2017. Corre e prepara a fantasia, pois já é carnaval 🙂

leia mais
Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio
29 dez
Grajaú

Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio

Afrouxe o cinto e venha degustar da segunda parte do roteiro gastronômico do Grajaú. O que realmente importa aqui é o tempero, o sabor único e a experiência

leia mais