Carlos Garcia

A escolha da escola certa para os nossos filhos, não é uma tarefa muito fácil. Questões como a falta de conhecimentos pedagógicos, tempo, ou até mesmo, a falta de dinheiro, podem nos levar para um caminho que não acreditamos que seja o melhor para o desenvolvimento dos nossos pequenos. Especialistas na área da educação, afirmam que é fundamental investir na educação logo nos primeiros anos de vida da criança, já que é nessa fase, que ela está mais receptiva a estímulos neuro-motores. É na infância, que também ocorrem as maiores capacidades de desenvolvimento intelectual de uma pessoa, assim como a criação de hábitos que podem fazer dela um diferencial em um futuro próximo.

 

Dando continuidade a esse assunto, da escolha da escola certa, no artigo de hoje, além de apresentar mais 4 escolas no Grajaú, para lhe ajudar a fazer essa escolha você entenderá sobre as principais linhas pedagógicas adotados no Brasil.

 

Escolas no Grajaú: Conheça algumas linhas pedagógicas

Ao realizar uma visita em um colégio, você deve se informar com a coordenação da escola, qual a linha pedagógica é adotada pela instituição de ensino, dessa forma, você compreenderá como será e o que esperar do desenvolvimento do seu filho.

Conheça agora, as principais linhas pedagógicas adotadas no Brasil e escolha a que mais se adapta com a filosofia da sua família.

 

Escola Tradicional

Como Funciona: O professor é a figura central em uma escola com o ensino tradicional. Ele é responsável por ensinar as disciplinas de forma sistematizada e o aluno apenas é responsável em absorver esses ‘’ conhecimentos” como se fosse uma esponja.

Avaliação:  A avaliação é feita através de provas, que ‘’ avalia “a quantidade de “conhecimento’’ que o aluno foi capaz de memorizar. O estudante que não atinge a pontuação mínima é automaticamente reprovado e deve cursar novamente no ano seguinte a mesma série.

 

Escola Construtivista

Como funciona: Na escola construtivista, o saber não é passado do professor ao aluno. O estudante é quem edifica o conhecimento, através da resolução de problemas e da formulação de hipóteses. O construtivismo tem como principal objetivo que o aluno conquiste autonomia.

Avaliação: A linha construtivista foi criada para que não houvesse avaliações tradicionais, como provas ou testes, já que o aluno deve edificar o conhecimento ao decorrer das aulas. As instituições, entretanto, podem moldar esse conceito em seu sistema de avaliações.

 

Escola Montessoriana

Como funciona: Criada pela educadora Maria Montessori, a metodologia consiste no princípio da experiência concreta e da observação. A concepção da metodologia Montessoriana, é que o aluno possa usufruir do conhecimento que já possui como alicerce para assimilar novas ideias e novas compreensões.

Avaliação: Pode haver provas ou não, isso irá variar de escola para escola. Quando não são realizadas provas, a avaliação é feita a partir de registros que o professor tem sobre a produção cotidiana do aluno. É comum que nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, haver monografia.

 

Tendência Democrática

Como funciona: Metodologia baseada na Escola Summerhill, concebida na Inglaterra, elas são uma crítica ou o oposto das escolas da linha tradicional. Não há presenças obrigatórias e nem um cronograma único. Os alunos escolhem suas atividades acadêmicas, de acordo com os seus interesses.

Avaliação: Não são adotadas provas nem trabalhos para serem realizados em casa, sua avaliação é realizada pela participação dos alunos em sala de aula e por trabalhos que podem ser debates, monografias ou apresentações artísticas.

 

Escolas no Grajaú

Dando continuidade na lista de escolas no Grajaú, vamos conhecer agora mais 4 instituições de ensino do bairro.

 

Colégio da Companhia de Maria

Com uma educação Humanista- Cristã, o colégio da Companhia de Maria, é uma das escolas mais tradicionais do Grajaú. De geração para geração, os diálogos, fé- cultura, tecnologia- ciência, fé- justiça, compõem a base da sua formação acadêmica, orientando cada aluno no seu desenvolvimento.

O colégio oferece para o ano de 2017 vagas nos seguimentos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Endereço: Av. Engenheiro Richard, 107- Grajaú.

Telefone: (21) 3879-4575.

Para mais informações acesse o site: www.ciamaria.org.br

 

Escola Modelo do Grajaú

Há quase 20 anos no bairro, a Escola Modelo do Grajaú, oferece para o ano de 2017, vagas nos seguimentos da Educação Infantil até o 5º do Ensino Fundamental. A escola possui uma quadra coberta para a realização de atividades de psicomotricidade e expressão corporal, parquinho com grama antialérgica, biblioteca, sala multimídia e muito mais.

Endereço: Rua Grajaú, 75- Grajaú.

Telefone: (21) 2238-1357.

Para mais informações acesse o site: www.escolamodelodograjau.com.br

 

Sociedade Educacional Castelo Azul

Para favorecer o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno, a Sociedade Educacional Castelo Azul, adota uma metodologia participativa, interrogativa e dinâmica. Para o ano de 2017, a escola está com vagas abertas para as turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Endereço: Rua Borda do Mato, 187 – Grajaú.

Telefone: (21) 2570 3331.

Para mais informações acesse o site: www.casteloazul.com.br

 

Jardim Escola Vôo Livre

A escola tem como missão, desenvolver cada aluno de forma integral, incluindo os aspectos biopsicossocial, tendo como objetivo, promover um ensino de qualidade e desenvolver as várias habilidades e competências em cada indivíduo.

Algumas das atividades oferecidas no Jardim Escola Vôo Livre: aulas de inglês, informática, artes, educação ambiental, musica, oficina de literatura, psicomotricidade.

Para o ano de 2017, a escola oferece vagas do berçário ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Endereço: Rua Araxá, 152- Grajaú.

Telefone: (21) 2577-6898.

Para mais informações acesse o site: www.escolavoolivre.com.br

 

Este artigo foi uma continuidade de uma lista que fiz em agosto deste ano. Nesta outra lista disponibilizei uma check-list, para lhe ajudar neste momento de escolha. Acesse este outro artigo neste clicando aqui.

banner venda vip artigos

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel
23 fev
Grajaú Tijuca

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel

Confira agora a agenda de blocos da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel para o carnaval de 2017. Corre e prepara a fantasia, pois já é carnaval 🙂

leia mais
Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio
29 dez
Grajaú

Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio

Afrouxe o cinto e venha degustar da segunda parte do roteiro gastronômico do Grajaú. O que realmente importa aqui é o tempero, o sabor único e a experiência

leia mais