Carlos Garcia

♪♫♪♫♪ “O Rio de Janeiro continua lindo… O Rio de Janeiro continua sendo … O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março…” ♪♫♪♫♪

Na próxima terça feira, dia 01 de Março, o nosso querido Rio de Janeiro irá completar 451 anos ou melhor, 451 verões, pois Rio 40° já faz parte do nosso cotidiano a algum tempo. Neste artigo, te convido a embarcar em uma viagem rumo à história da fundação da cidade até os dias atuais, onde no final você encontrará alguns eventos que ocorrerão em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro e dicas de lugares para você visitar.

 

A fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

A região que hoje pertence a cidade do Rio de Janeiro, foi descoberta no dia 1º de Janeiro de 1502 por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado em um grande rio, por isso batizou a baia com o nome de Rio de Janeiro. Entretanto, foram os franceses, que atraídos pela grande quantidade de Pau- Brasil existente na costa, que se estabeleceram primeiro na cidade, competindo com os portugueses no comércio madeireiro. Por sua vez, os portugueses estabeleceram naquela região algumas serrarias e em resposta a sua presença, os franceses logo trouxeram colonos para explorar e principalmente habitar a região.

Em contestação das intenções dos franceses, no dia 1º de Março de 1565, foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, nome dado em homenagem ao rei de Portugal Dom Sebastião I. Estácio de Sá e outros portugueses, desembarcaram em uma praia, entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, fincando troncos de madeira no solo, criando um cercado defensivo contra os ataques dos índios Tamoios que eram instigados pelos franceses a atacarem os seus inimigos, os portugueses. A vitória de Estácio de Sá sobre os franceses e os aliados Tamoios se deu somente no dia 20 de Janeiro de 1567. Estácio de Sá, foi atingindo por uma flecha envenenada e veio a falecer.
aniversario-do-rio-de-janeiro-fundacao-da-cidade

 

O desenvolvimento urbano da cidade

A cidade por possuir uma posição estratégica para a Baia da Guanabara, logo começou a se desenvolver uma zona portuária e comercial e consequentemente, a sua população aumentou.

Com a descoberta de metais preciosos, como o ouro, no estado de Minas Gerais, no final do século XVII, a cidade do Rio virou uma ponte entre Minas e a Europa.

A cidade sofreu um grande abalo econômico no fim do século XVIII, pois as minas já não produziam tanto e outros países da América do Sul competiam com o Brasil na exportação da cana- de açúcar. Contudo, esse cenário muda radicalmente com a chagada da família Real em 1808. Na segunda metade do século XIX, começam a surgir as vias férreas, que impulsionaram a produção agrícola, principalmente o do café e as primeiras indústrias começaram a aparecer.

A cidade do Rio de Janeiro viveu a sua maior glória entre os anos de 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham encantados pela sua imagem romântica e suas belezas naturais. Em 1960, deixou de ser capital do país.

 

Aniversário do Rio de Janeiro é no dia 1º de Março

Durante alguns séculos, as comemorações de aniversário do Rio de Janeiro aconteciam no dia 20 de Janeiro, dia da vitória dos portugueses sobre os invasores franceses e os índios Tamoio em 1567, e de quebra, também é comemorado o dia de São Sebastião, padroeiro da nossa cidade. Somente na década de 1960, chegaram a um consenso sobre a data do aniversário da cidade, em 1° de Março, dia em que realmente os portugueses atracaram entre o Pão de Açúcar e o morro Cara de Cão em 1565.

Até o dia de hoje, é muito comum cariocas ainda continuarem confundido as datas do padroeiro e aniversário, mas não tem nenhum problema nisso, pois se comemora tudo em dobro.

 

Eventos em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro

Uma variedade de eventos irão acontecer nos próximos dias em comemoração ao aniversário do Rio de janeiro, entre elas:

 

São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade

Para os amantes da sétima arte, o documentário de Juliana de Carvalho, terá exibição gratuita no próximo sábado, dia 27/02/2016 às 17h, na Cidade das Artes na Barra da Tijuca.

“O filme conta a história da formação urbana da cidade do Rio de Janeiro, tratando-a como uma personagem, perseguindo os vestígios arqueológicos de seus primeiros habitantes, das lutas travadas na conquista deste espaço”, revela a diretora.

 

CBN Rio – 451 anos da cidade

A CBN Rio, juntamente com a cidade do Rio de Janeiro estão fazendo aniversário. E em comemoração no próximo sábado, dia 27/02/2016 a partir das 10h, no 5º piso do Museu Arte Rio- MAR, com entrada gratuita, acontecerá um bate papo entre grandes atletas medalhista entre eles: Nalbert, ex jogador de vôlei, Adriana Behar, ex jogadora de vôlei de praia. A atração musical ficará por conta do grande sambista Arlindo Neto.

 

Projeto Rio dos meus olhos

Segundo ano do projeto Rio dos meus olhos, criado pela Rede Globo, onde convida todos os cariocas a fotografarem cenas inspiradoras da cidade. As melhores fotos eleitas aparecerão nas edições do RJTV e na semana do aniversário do Rio de janeiro, a emissora organizará um evento que irá integrar música, acrobacias, show de luzes, Djs e performances visuais.

 

Vale a pena visitar

Existem centenas de lugares incríveis onde você pode visitar pela cidade, não só durante as comemorações de aniversário do Rio de Janeiro, mas ao decorrer de todo o ano, porém é muito comum ocorrerem programações especiais durante o aniversário da cidade. Além de ter algumas das praias mais bonitas e famosas do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro te oferece várias opções de entretenimento. De passeios culturais à boemia da Lapa, o que você procurar, tenha certeza que irá encontrar.

 

Confeitaria Colombo

Em estilo Art nouveau, a Confeitaria Colombo foi fundada em 1894, na rua Gonçalves Dias, № 32, no coração da cidade. É impossível falar da história do Rio de Janeiro sem mencioná-la, já que grandes personalidades passaram por lá, como: Tarsila do Amaral, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Getúlio Vargas entre outros.

Recentemente foi eleita como uma das 10 mais belas cafeterias do mundo. Experimente o pastelzinho de Belém, é o carro chefe da confeitaria, e acompanhado de um saboroso café, tenho certeza que você irá adorar. É muito mais que uma confeitaria, é uma experiência única de poder por alguns instantes dar uma pausa na correria do dia a dia e mergulhar de cabeça na história do Rio Antigo.

aniversario-do-rio-de-janeiro-confeitaria-colombo

 

Cinelândia

A Cinelândia, é como é popularmente conhecida toda a região nas proximidades da praça Floriano. Nela encontra-se o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu de Belas Artes e a Câmara Municipal (palácio Pedro Ernesto). Ela foi palco de grandes manifestações que decorreram ao longo de toda a história do Brasil, inclusive, nos dias de hoje é bastante comum encontrar ativistas políticos nacionalistas por lá. O nome Cinelândia, se popularizou no fim da década de 1930, pela quantidade de cinemas e teatros que ali se encontrava. Hoje, devido as grandes e modernas salas de cinemas que os shoppings oferecem, só restou um único cinema por lá: o Odeon.

aniversario-do-rio-de-janeiro-theatro-municipal

 

Quinta da Boa Vista

O espaço onde hoje se localiza a Quinta da Boa Vista, foi residência da família Real portuguesa quando chegaram ao Brasil em 1808. Atualmente a Quinta da Boa Vista virou um parque aberto ao público diariamente. O espaço é ideal para a prática de exercícios ao ar livre e passeios de bicicleta. O casarão, virou o Museu Nacional, administrado pela UFRJ, cujo o seu acervo conta basicamente com artefatos arqueológicos. Infelizmente por falta de investimentos o zoológico está fechado e não tem nenhuma previsão de abertura. O lugar é muito bonito, embora por falta de segurança presente no local, o parque não tem tido muitos visitantes como era no passado.

aniversario-do-rio-de-janeiro-quinta-da-boa-vista

Quem faz aniversário é a cidade do Rio de Janeiro, mas quem ganha o presente é você! Poder viver em uma cidade maravilhosa, onde turistas de todo o canto do mundo ficam encantados diante de tanta beleza, é incrível. Como já cantava Tom Jobim:

♪♫♪♫♪ “…Minha alma canta. Vejo o Rio de Janeiro. Estou morrendo de saudades. Rio, seu mar. Praia sem fim. Rio você foi feito pra mim. Cristo Redentor. Braços aberto sobre a Guanabara. Este samba é só porque. Rio, eu gosto de você”…♪♫♪♫♪

Agora que você voltou dessa incrível viagem ao passado da nossa história, o que achou? Deixe seu comentário aqui em baixo que continuaremos a nossa conversa. Não deixe de acompanhar o nosso blog e curta a nossa página no Facebook.
Leia também → Grajaú: Um bairro muito amado por seus moradores.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel
23 fev
Grajaú Tijuca

Confira a Lista Completa Com os Dias dos Blocos na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel

Confira agora a agenda de blocos da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel para o carnaval de 2017. Corre e prepara a fantasia, pois já é carnaval 🙂

leia mais
Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio
29 dez
Grajaú

Roteiro Gastronômico do Grajaú: Segunda Parte Desse Delicioso Passeio

Afrouxe o cinto e venha degustar da segunda parte do roteiro gastronômico do Grajaú. O que realmente importa aqui é o tempero, o sabor único e a experiência

leia mais