Carlos Garcia

Já imaginou poder comer todos os dias verduras, hortaliças e até mesmo deliciosos morangos fresquinhos tirados do pé no instante do preparo da sua refeição? Saiba que isso é totalmente possível! Com o cultivo de alimentos pelo método da hidroponia, você não necessita de grandes espaços e o melhor de tudo, como não é necessário o uso de terra para esse tipo de horta, nada de sujeira em casa! Então, vamos hoje aprender a fazer uma horta hidropônica em casa?

O que é hidroponia?

Hidroponia é a técnica de cultivo de plantas realizado sem solo ou outro substrato como fonte de nutrientes para a planta. Os principais nutrientes para o desenvolvimento e crescimento das plantas são gerados através de uma solução nutritiva, proporcionando na medida certa todos os nutrientes que os cultivos necessitam. Existem vários sistemas hidropônicos que se diferem pela maneira em que a solução nutritiva entra em contato com as raízes das plantas. De uma maneira geral, para o cultivo de uma horta hidropônica são necessários um suporte para sustentação da planta, um recipiente para solução nutritiva, uma forma de contato entre as raízes e a solução nutritiva.
Hidroponia é mais que uma técnica de cultivo de vegetais, é uma arte.

Horta Hidropônica

 

Como montar a sua horta hidropônica?

Materiais

  • 1 cano de PVC 75mm (do tamanho que melhor se adaptar no espaço disponível)
  • 2 tampas para cano de PVC de 75mm
  • 2 joelhos para cano de PVC de 20 mm;
  • 1 cano de PVC de 20mm
  • 1 bomba de água para aquário de 90 l/h
  • 60 cm de mangueira fina para encaixar na bomba.

 

Montagem

A montagem é bem simples e em apenas 4 passos. Mãos a obra!

1º passo:
Prepare a parede para sustentar o cano principal. É necessário que haja um desnível de 7cm entre uma ponta e outra.
2º passo:
Faça furos no tubo principal com distancias de aproximadamente 15 cm.
3º passo:
Depois de posicionar o tubo de 75 mm na parede, instale a bomba no reservatório de água e encaixe a mangueira na extremidade superior do tubo principal.
4º passo:
Prenda o tubo de 20 mm na extremidade inferior do cano principal com um desnível de 2 cm até o reservatório de água.

 

Benefícios da horta hidropônica

Está virando uma tendência mundial, pessoas se interessarem a criar espaços verdes em casa com projetos de paisagismo. Seja vasos ornamentais, jardins verticais ou horta hidropônica, como ensinei acima. Todas essas opções são ótimas em diversos aspectos como: decorativo, pureza do ar, controle da temperatura, umidade local e, no caso da horta hidropônica, ainda de traz o benefício do consumo saudável. O mais importante a partir de agora é não ter preguiça e mãos à obra. A construção da horta hidropônica é rápida em apenas algumas horas estará pronta. Em alguns dias já começam a surgir os resultados, com as hortaliças crescendo e prontas para o consumo. Se você tiver crianças em casa, elas irão adorar ver o desenvolvimento e o crescimento das plantas cultivadas. Muito mais que uma aula de ciência em casa é diversão para toda a família.

Horta Hidropônica

 

Receita de solução hidropônica de nutrientes

Para que você colha bons frutos na sua horta hidropônica é necessário fazer uso de uma solução de nutriente. Esses nutrientes irão alimentar os seus cultivos, deixando-os mais fortes e com uma maior durabilidade. Em lojas do segmento de jardinagem você pode encontrar essa solução pronta, ou se preferir, aqui em baixo tem uma receita, retirada do site eHow Brasil.

 

Ingredientes

  • 2 tigelas
  • 283,5 g de nitrato de sódio
  • 283,5 g de nitrato de cálcio
  • 283,5 g de sulfato de potássio
  • 425 g de superfosfato
  • 142 g sulfato de magnésio (sais de Epsom)
  • 28 g sulfato de ferro
  • 1 colher de chá de sulfato de manganês
  • 1 colher de chá de ácido bórico
  • 1/2 colher de chá de sulfato de zinco
  • 1/2 colher de chá de sulfato de cobre
  • Almofariz e pilão.

 

Uma horta hidropônica é um projeto que pode ser empregado em qualquer local. Não importa o tamanho do ambiente escolhido, seja no quintal ou na sacada de um pequeno apartamento, o importante é que o consumo de alimentos orgânicos devem ser priorizados por cada família. Essa é a forma que temos de oferecer uma melhor qualidade de vida para quem amamos. Faça essa escolha saudável também! Se por ventura você achar que a construção da horta hidropônica em sua casa não é viável, tudo bem, mas não esqueça antes de consumir um alimento ver suas procedências. Veja se seu bairro faz parte do circuito de feiras orgânicas. E tenha uma vida melhor e com mais verde.

Carlos Garcia

Consultor imobiliário, perito avaliador judicial e extrajudicial da Bertholini Imobiliária. Seja na compra, venda, locação ou na legalização do seu imóvel, o Carlos Garcia está preparado para lhe ajudar.

10 Dicas Incríveis Para Encontrar o Imóvel Perfeito para Você
20 jan
Alugar Comprar

10 Dicas Incríveis Para Encontrar o Imóvel Perfeito para Você

Pensando na dificuldade encontrada na busca pelo imóvel perfeito, a Bertholini irá te ajudar você a encontrar o imóvel dos seus sonhos.

leia mais
Aprenda a montar um home office prático e funcional
05 fev
Dicas da Bertholini

Aprenda a montar um home office prático e funcional

Trabalhar em home office no Brasil, deixou de ser apenas uma tendência para virar uma grande realidade. Cada vez mais […]

leia mais